domingo, 10 de maio de 2009

Epitáfios: um seriado que vale a visita



  • Quando o TeleSéries publicou que o seriado Epitáfios seria reapresentado pelo canal A&E (foi exibido originalmente pela HBO) muita discussão foi gerada: brasileiros, por cultura, não gostam de argentinos e têm um preconceito, quase nunca saudável, para qualquer coisa que venha da terra dos “hermanos”.



  • Muito se perde com o preconceito, principalmente se olharmos a produção cinematográfica do país e, mais ainda, quando falamos desta produção feita encomendada pela HBO.
    Em 2004, a HBO procurou por parceiros na América Latina para o lançamento de produções locais, buscando repetir o sucesso que suas produções americanas faziam na região. No Brasil tal parceria gerou o seriado Mandrake, baseado na obra de Rubens Fonseca, na Argentina uma parceria com a produtora Pol Ka Producciones gerou Epitáfios, exibido no Brasil em 2004.



  • O seriado apresenta alta qualidade de imagem, ressaltada pela utilização da gravação em 16mm, som e edição características de todas as produções do canal, e surpreende ao mostrar um ótimo elenco em cena, locações bem escolhidas e um roteiro muito bem amarrado.



  • Não importa se você gosta ou não de argentinos: se você gosta de uma história policial bem contada, com suspense e ação, você vai gostar de Epitáfios.
    No piloto somos apresentados à Renzo Márquez (interpretado magistralmente por Julio Chávez), policial que abandona a polícia após não conseguir evitar que crianças morram em um incidente em uma escola local.



  • Após cinco anos, um corpo aparece brutalmente mutilado em uma casa. No jardim, são encontrados túmulos abertos e vazios. Em suas lápides o nome de Benitez, comissário veterano da polícia, e de Renzo Márquez e Laura Santini.
    Laura, interpretada por Paola Krum, atriz mais fraca de todo o elenco, era a psicóloga do professor que matou as crianças no colégio.



  • Renzo agora é um taxista na cidade, mora com seu pai e não quer nem atender aos telefonemas do comissário. Benitez insiste no contato com o ex-policial, pois crê que alguém busca vingança: dentro da casa a notícia publicada em um jornal sobre o crime na escola e o telefone da doutora Santini escrito em um canto.
    Ainda nesta mesma noite Renzo terá que se envolver na investigação, após Benitez ser morto dentro de sua casa.



  • O autor dos assassinatos deixa, junto de cada corpo encontrado, mensagens em forma de epitáfio, cuidadosamente escritas e desenhadas.
    Devido à falta de confiança do novo comissário em Renzo mais uma investigadora será envolvida: Marina Segal, interpretada por Cecília Roth, atriz argentina conhecida por suas atuações em filmes de Almodóvar.



  • Epitáfios ainda tem mais uma ótima qualidade: um vilão à altura de seus perseguidores. Não somente nas cenas em que aparece, este serial killer consegue nos envolver na montagem realizada em cada cena do crime, de tal maneira que, muitas vezes, não queremos que ele seja descoberto.
    Livre-se de preconceitos e assistam. Acredito que vocês não vão se arrepender.
    * * * Simone Miletic

Nenhum comentário:

Postar um comentário