quinta-feira, 28 de maio de 2009

Justiça alemã libera exibição de filme sobre canibal


Justiça alemã libera exibição de filme sobre canibal


'Rothenburg', do diretor Martin Weisz, conta história verídica.
Criminoso tinha movido ação para impedir lançamento do longa.

O filme de terror "Rohtenburg", de 2006, baseado na história verídica de um engenheiro alemão que matou e comeu uma vítima com seu consentimento poderá ser exibido na Alemanha, decidiu um tribunal na terça-feira (26), revogando uma proibição anterior.

O criminoso Armin Meiwes, o chamado "canibal de Rohtenburg", tinha movido uma ação judicial para impedir que o longa-metragem do diretor Martin Weisz fosse exibido na Alemanha, alegando que a produção prejudicaria seus direitos pessoais.

O tribunal de Karlsruhe atribuiu a decisão ao interesse público pelo filme e aos esforços anteriores de Meiwes de tentar ganhar dinheiro com seu crime.

"Rohtenburg", lançado no mercado internacional com o título "Grimm Love", traz Keri Russell no papel de uma estudante americana que faz intercâmbio na Alemanha, onde estuda psicologia criminal. Ela escolhe o caso notório do canibal como tema de sua tese.

História verídica

Na história real, que horrorizou a Alemanha, o engenheiro Meiwes conheceu sua vítima, o gerente de informática Bernd-Juergen Brandes, por meio de um anúncio na internet em 2001. Brandes disse que estava procurando alguém para "eliminar sua vida sem deixar qualquer rastro".

Depois de decepar o pênis de Brandes e tentar comê-lo, Meiwes o apunhalou no pescoço, o pendurou num gancho de carne e o cortou em pedaços, alguns dos quais comeu mais tarde. Ele filmou sua ação em vídeo.

Em 2006 um tribunal de Frankfurt o condenou à prisão perpétua, rejeitando um argumento anterior segundo o qual seu ato de canibalismo teria equivalido a eutanásia, já que Brandes quisera ser consumido.

Meiwes concedeu muitas entrevistas sobre ele próprio e o crime, e, em 2004, assinou um contrato de marketing com uma produtora. O caso já foi tema de um livro, vários outros filmes e canções de Rammstein e Marilyn Manson.


Nenhum comentário:

Postar um comentário