quarta-feira, 13 de maio de 2009

A origem dos nomes das bandas





































É interessante parar para pensar de onde surgiram os nomes de certas bandas. Sempre tem uma história curiosa. Pode ter saído de um nome de filme, de uma pessoa, de um lugar em especial ou até por sugestão da gravadora. Vou listar alguns nomes famosos do presente e do passado e sua origem.

The Clash
Foi por sugestão do baixista Paul Simonon, que teve a ideia ao ler uma manchete num jornal inglês que tinha em destaque a palavra "Clash". Antes disso os nomes mais cotados eram The Weak Heartdrops e The Psychotic Negatives, mas no fim optaram por The Clash.

Guns N´Roses
Foi uma junção de dois nomes de bandas californianas, a primeira chamava-se LA Guns e a outra Hollywood Rose, cujo vocalista era Axl Rose. O LA Guns era uma banda rival da Hollywood Rose, mas no fim o guitarrista Tracii Guns, do LA Guns, deixou a banda para formar o Guns N`Roses e mais tarde foi substituído por Slash.

The Ting Tings
Essa história é engraçada, pois a vocalista Katie White colocou esse nome em homenagem a uma amiga chinesa. Mas qual não foi a surpresa deles ao chegarem no Japão e descobrirem que em japonês Ting Tings signica "penis pequeno".

Radiohead
Até 1991, antes de assinarem com a gravadora EMI, a banda chamava-se On A Friday. Por sugestão da gravadora, mudaram para Radiohead inspirado no álbum "True Stories", do grupo americano Talking Heads. Apesar de ser uma sugestão da EMI, a banda acabou gostando do nome. Outra banda inglesa dos anos 90 que o nome foi sugerido pela mesma gravadora foi o Blur.


Led Zeppelin
Até outubro de 1968, a banda chamava-se The New Yardbirds. O nome veio de um comentário sarcástico feito pelo baterista Keith Moon, do The Who, quando disse que a banda seria um desastre como foi o dirigível Zeppelin. Em inglês, a frase dita por Keith Moon era "That wil go over like a lead Zeppelin". Os caras da banda acharam engraçada a brincadeira e o empresário Peter Grant adotou o nome Led Zeppelin, simplesmente tirou a letra "a" de "lead" pra evitar que os americanos desavisados pronunciassem "leed zeppelin".

Oasis
Antes desse nome a banda de Manchester era conhecida como Rain. Liam Gallagher tirou o nome Oasis de um pôster de uma tour da banda Inspiral Carpets, que ele tinha em seu quarto.Um dos lugares mencionados na tour do Inspiral Carpets era o Oasis Leisure Centre na Cidade de Swindon.


The Rolling Stones
Essa é fácil, o nome foi tirado de um blues de Howlin´Wolf chamado "Rolling Stone". O guitarrista Keith Richards adorava uma versão feita por Muddy Waters.


Coldplay
O nome Coldpaly apareceu de uma doação, isso mesmo, uns amigos da banda que estudavam juntos na UCL na Inglaterra resolveram abdicar desse nome, pois achavam muito depressivo. Antes disso, o Coldplay tentou os nomes Starfish e Stepney Green, mas acabaram aceitando a doação. Interessante é que na mesma época quem também estudava na UCL era o vocalista Tim Rice, do Keane, que foi convidado pra integrar o Coldplay, mas não aceitou

Nirvana
Surgiram várias ideias de nomes como Skid Row, Pen Cap Chew e Ted Ed Fred, mas em 1988 Kurt Cobain decidiu que seria Nirvana, pois o nome sugeria algo belo ao invés de nomes mais punks.


Black Sabbath
A princípio, o nome da banda era Earth, mas descobriram que já existia uma outra banda com o mesmo nome. Começaram como uma banda heavy/blues, mas gradualmente foram incorporando ocultismo e horror em suas letras e daí veio o nome Black Sabbath, que surgiu inspirado num livro de ocultismo de Dennis Wheatley. O jornal inglês New Musical Express dá uma versão diferente, de que o nome veio de um filme de horror estrelado por Boris Karloff na década de 60. Outro recente que emprestou seu nome de um filme de horror foi o novaiorquino Vampire Weekend.

Kaiser Chiefs
Na Africa do Sul existe um time de futebol chamado Kaizer Chiefs ( com "z"). Nele jogou Lucas Radebe do Leeds United. O Kaizer Chiefs é o time africano com maior número de torcedores, mais de 16 milhões

Ramones
Essa também é interessante, o sobrenome Ramone era usado pelo Beatle Paul McCartney para se despistar das fãs nos hotéis por onde eles se hospedavam.

Vale a pena consultar o site Rock bands - Name Origins pra saber mais sobre os nomes das bandas.

Por Kid Vinil

Nenhum comentário:

Postar um comentário