sábado, 19 de setembro de 2009

TERRA DE GIGANTES


















































































Todos sabemos que os anos 60 foram muito importantes na história do século XX. Foi naquela época que toda uma geração que havia nascido durante a Segunda Guerra Mundial ou pouco depois de seu término, chegou à vida adulta.




Essa geração decidiu que não teria os mesmos vínculos que seus pais tinham com a sociedade moderna que vinha se formando desde o começo da era industrial, no final do século XVIII.



Além de romper com todo um estilo de vida, os jovens daquela época queriam criar outra sociedade, totalmente nova, onde as limitações impostas pelos sistemas políticos e econômicos hegemônicos seriam rompidas em definitivo.


É claro que esse projeto utópico não se concretizou, mas foi a base para o surgimento da contracultura, o movimento pacifista contra a intervenção americana no Vietnã, a luta contra o racismo, a Primavera de Praga e tantos outros acontecimento daquela época que, se não derrubaram a sociedade até então existente, a modificaram de maneira profunda.



Foi nesse contexto social conturbado que criadores como Irwin Allen e Gene Roddenberry, conseguiram mudar o panorama da ficção científica na TV, já que não encontravam o clima ideal para por em prática suas idéias no cinema americano daquela época.



Foi na telinha que esses dois homens criaram alguns dos maiores fenômenos da cultura de massa que influenciaram posteriormente muitos outros criadores.



Depois de produzir três séries de sucesso, Allen resolveu mergulhar de cabeça no seu projeto mais ousado: Terra de Gigantes, que durou duas temporadas, onde o público pode acompanhar as aventuras de um grupo de terrestres perdidos em um planeta habitado por gigantes. Foi outro grande sucesso de Allen que se tornou um clássico, graças a sua cenografia bem elaborada e o clima bizarro do seriado, mostrando um planeta de gigantes que era muito parecido com a Terra em alguns aspectos e diferente em outros.



Nos anos 60, a TV americana procurava evitar polêmicas, principalmente aquelas que envolviam o clima político da época. Não sei ao certo quais eram as posições políticas de Allen, mas, em Viagem ao Fundo do Mar, por exemplo, podemos notar um certo alinhamento com o clima de Guerra Fria, salvo um ou outro episódio onde havia um tom mais crítico ("O Pacificador" e "O Jogo Perigoso").



Mas em Terra de Gigantes as coisas eram muito diferentes. No planeta onde os gigantes viviam, havia um regime autoritário no poder, muito assemelhado com diversas ditaduras que existiam em várias partes do mundo na década de 60.


Embora, involuntariamente ou não, não ficasse muito claro qual era o direcionamento ideológico do regime dos gigantes, foi nesse seriado que as críticas ao autoritarismo ficaram mais evidentes na obra de Allen.


Como todos os fãs lembram, os pequeninos terrestres eram perseguidos pela polícia política dos gigantes, o S.I.D, liderado pelo inspetor Kobick, muito bem interpretado pelo ator Kevin Hagen.



A presença do personagem era tão marcante que chegamos a estranhar o fato de o nome de Hagen não aparecer nos créditos iniciais da abertura do seriado. Kobick aparece apenas em oito episódios da série mas, graças ao talento de Hagen, e do bom nível dos roteiros, ele se tornou um dos vilões mais fortes da história da TV.



Mas não foi apenas isso. Terra de Gigantes mostrou, em alguns de seus episódios, uma veia crítica que não se viu na séries anteriores de Allen. Nos episódios "Os Guerrilheiros e "A Perseguição", vemos uma clara alusão ao movimentos políticos armados que procuravam lutar contra regimes repressivos.



Em "Lavagem Cerebral" são mostrados os métodos de tortura e o modus operandi de muitas ditaduras terceiro mundistas ou do antigo bloco comunista. Vendo esse episódio, fica claro que a censura brasileira "cochilou", quando Terra de Gigantes chegou ao Brasil, no começo dos anos 70.

Mas existe um episódio em particular, muito mencionado pelos fãs, onde é mostrada uma crítica, embora sutil, ao envolvimento americano na guerra do Vietnã. Em "A Guerra Violenta", os pequeninos são forçados a enfrentar os brinquedos de guerra de um garoto gigante, que acha que eles são bonecos controlados por um garoto rival.


Muitos fãs alegam que o garoto gigante seria uma referência ao poderio bélico americano e os pequeninos representariam a resistência vietnamita. Este é o episódio favorito do ator Gary Conway, o capitão Steve Burton da série.


Terra de Gigantes tem muitas facetas ricas que podem ser amplamente exploradas. Talvez seja a série mais interessante de Allen nesse aspecto e ainda voltarei a abordar esse assunto em uma próxima oportunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário