sábado, 12 de setembro de 2009

THE INFORMANT






























Se você sempre suspeitou que Steve Soderbergh era um irmão Coen disfarçado, O Desinformante deve ser a confirmação final. Inspirado num caso real - um desses em que, como dizia meu pai, "a realidade supera a ficção"- esta comédia dramática segue os inacreditáveis passos de Mark Whitacre, bio químico tornado executivo e responsável por uma das maiores denúncias de corrupção corporativa da história norte-americana.



Quem acompanhou o caso, que levou à condenação da alta cúpula da sua empresa por formação de cartel, sabe o que acontece depois que Whitacre denuncia seus chefes ao FBI e passa a colaborar com a investigação. Quem não sabe provavelmente se diverte muito mais com este exercício entre a ironia e a compaixão, no qual (nas palavras de Damon), as "muitas camadas da personalidade complexa" de Whitacre são progressivamente reveladas.


É um mundo que os Coens conhecem bem: a banalidade das elites financeiras do meio oeste, a possibilidade de enorme poder ao lado da mais completa trivialidade.


E, no personagem de Whitacre, uma espiral cuidadosamente contida da mais completa loucura, que poderia ter sido levada para tantos outros lados mas que Soderbergh mantem a um braço de distância, observando com curiosidade, humor e, por que não, generosidade.



Com um ótimo elenco de apoio de character actors, Informante dá a Matt Damon- 13 quilos mais gordo, de bigode e com uma peruca cuja obviedade ele incopora à interpretação - a chance de brilhar num desempenho que nunca deve ser tomado apenas pelo que parece ser.



O Desinformante estréia dia 18 nos EUA, dia 16 de outubro no Brasil.



Por Ana Maria Bahiana

Nenhum comentário:

Postar um comentário