quarta-feira, 2 de setembro de 2009

FESTIVAL DE VENEZA 2009






























































Michael Moore e pesos pesados de Hollywood são destaques em Veneza

Documentarista estreia 'Capitalism: a love story' no festival italiano.
Filme de Giuseppe Tornatore abriu a mostra nesta quarta-feira (2/09/2009).

O festival de cinema de Veneza começou nesta quarta-feira (2/09/2009) e tem como destaque o novo documentário de Michael Moore e além de filmes com pesos pesados de Hollywood.
O épico italiano "Baaria," drama siciliano que trata do fascismo, da Segunda Guerra Mundial e do comunismo e é descrito como um dos maiores filmes já produzidos no país, deu largada à mostra.



Depois de várias decepções com filmes italianos nos últimos anos, os organizadores do festival esperam que o trabalho de Giuseppe Tornatore conquiste o público, embora os indícios são de que é Hollywood quem deve fazer a maioria das manchetes durante os 11 dias do evento.



A edição 2009 do mais antigo festival de cinema do mundo que vai até o próximo dia 12 e conseguiu atrair vários grandes nomes para o Lido este ano, enquanto luta para fazer frente a eventos rivais em todo o mundo.



Matt Damon aparece em "O Informante," no papel de um informante desonesto em uma empresa, e Michael Moore levará ao festival "Capitalism: A Love Story," documentário que critica a cobiça das grandes empresas e faz uma análise da recessão.



São esperados para juntar-se a eles no tapete vermelho Nicolas Cage, George Clooney, Oliver Stone, Charlize Theron, Eva Mendes, Richard Gere e Sylvester Stallone, entre outros.


Veneza está apostando nos pesos pesados de Hollywood e em uma seleção de filmes que, segundo os críticos, parece boa no papel, para ajudá-la a competir com outros festivais de cinema, especialmente o de Toronto, com o qual coincide parcialmente, e gerar repercussão para os filmes no momento em que se aproxima o início da temporada anual de premiações.


Jay Weissberg, crítico do periódico especializado Variety, comentou:
"Acho que (o diretor do festival) Marco Mueller se deu conta especialmente este ano que realmente precisa montar uma programação forte, senão boa parte da imprensa internacional irá embora, o que seria um desastre."



"Foi por isso que ele inclui tantos títulos americanos, porque obviamente isso gera mais interesse da imprensa."



Além do derretimento econômico, os temas dominantes este ano incluem o horror -George Romero vai apresentar "Survival of the Dead"- e a animação, sob a forma de um prêmio para o criador de "Toy Story" e "Carros," John Lasseter.



George Clooney, que tem uma casa na Itália e é um favorito local, aparece em "The Men Who Stare at Goats," sobre um jornalista que topa com uma unidade militar americana no Iraque que emprega poderes paranormais em suas missões.



A visão pós-apocalíptica do mundo que o escritor Cormac McCarthy criou em "The Road" chega às telas com Viggo Mortensen contracenando com Charlize Theron.



Nicolas Cage aparece em "Bad Lieutenant: Port of Call New Orleans," um remake de "Vício Frenético," dirigido em 1992 por Abel Ferrara, que criticou publicamente a nova versão.



O diretor americano Todd Solondz está na competição principal com "Life During Wartime," concorrendo com trabalhos que
tratam da guerra de 1982 no Líbano e dos protestos recentes no Irã.



Oliver Stone é aguardado no tapete vermelho com seu documentário "South of the Border," sobre o presidente venezuelano Hugo Chávez, e Stallone, astro dos filmes "Rambo" e "Rocky," deve receber um prêmio fora da competição principal.



Refletindo o alcance de Veneza, o filme egípcio "The Traveller" ("Al Mosafer"), com Omar Sharif, está na competição, assim como trabalhos da China, Áustria, Israel, Japão, Hong Kong e Alemanha.



A moda está em foco outra vez: o estilista Tom Ford levará ao festival seu trabalho de estreia como diretor, "A Single Man," com Colin Firth e Julianne Moore.


G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário