sábado, 5 de setembro de 2009

Abbey Road lança sistema de masterização online


















































































O estúdio mais famoso do planeta acaba de inaugurar um novo serviço para este setor da indústria musical.



O Abbey Road lançou um sistema de masterização online.




Músicos e produtores de todo o mundo podem fazer upload de músicas já gravadas no www.abbeyroadonlinemastering.com/ e ter o material finalizado tanto para CD (ao custo de £ 90,00 ou R$ 294,00) quanto para vinil (a partir de £ 150,00 ou R$ 490,00 o single). Conforme o Tech Radar, a masterização demora cinco dias úteis para ficar pronta.




Procurado pelo site, o professor de Música Popular da University of Gloucestershire, Joe Wilson, disse que o novo modelo é um sintoma do que seria uma grave crise do setor e que o sistema do Abbey Road poderá marcar o fim dos estúdios tradicionais.



O estúdio tradicional está morto. É muito difícil para eles terem lucro com simples gravações a partir do momento em que novas tecnologias permitem a artistas fazerem o mesmo por conta própria - disse Wilson.


Uma opinião um pouco trágica e extremista, não?




Acho que músicos sempre vão preferir gravar com profissionais estabelecidos do que em equipamentos caseiros. E você?



Masterização de áudio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Masterização é uma forma de pós-produção de áudio, sendo o processo de preparar e transferir o áudio gravado de uma fonte contendo a mixagem final para um dispositvo de armazenamento chamado master, a fonte a partir da qual todas as cópias serão produzidas, através de métodos como prensagem, duplicação e replicação. O formato de escolha atualmente é o digital, embora masters analógicos, como fitas, ainda sejam usados na indústria e haja alguns engenheiros que se especializam em masterização analógica.




O estúdio


Um estúdio de masterização de áudio difere completamente de um estúdio de gravação. O equipamento de masterização consiste de grandes consoles e dispositivos de monitoramento, ao contrário do estúdio de gravação que se preocupa mais com as propriedades acústicas da sala. A arrumação do equipamento dentro do estúdio é importante, uma vez que o engenheiro de masterização terá que ouvir cada detalhe de cada faixa.
É prática comum se trabalhar com um engenheiro de masterização em separado do processo de mixagem, o que dá ao artista a possibilidade de mais uma opinião criativa.



Postado por Danilo Fantinel às 07h00

Nenhum comentário:

Postar um comentário