quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Adriana Calcanhoto em Fortaleza_08 outubro de 2008















































































O que falar de um show desta mulher que sabe se reinventar a cada CD, a cada turnê e principalmente em cada composição?



Adriana Calcanhoto é assim, uma reinvenção de si mesma, fazendo a nós, reles mortais, repensar a vida, nossas relações e nosso cotidiano.



Calcanhoto, em seu novo show “Maré”, em única apresentação na noite da última quarta (08/10/2008) na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, fez um show hermético, temático, com início, meio e fim, coisa cada vez mais difícil de se assistir nas casas de espetáculo.



Em um palco que simula o fundo do mar, Calcanhoto durante toda a apresentação mais parecia uma sereia, embalada em um estonteante figurino vermelho de Gilda Midani, contrastando com o azul da cenografia. Chega de mansinho no palco, mas como uma intensidade tão forte, que o público fica até receoso de aplaudí-la, afinal de contas, fica difícil bater palmas no fundo do mar. O cenário, a luz, a direção, tudo impecável e de extremo bom gosto.



Após a entrada de Adriana Calcanhoto, ela e sua ótima banda formada por Bruno Medina (teclados), Marcelo Costa (bateria), Alberto Continentino (baixo) e Domenico Lancellotti (bateria, percussão, barulhinhos etc), atacaram com a faixa-título do show “Maré”.



“Três”, de Marina Lima, veio em seguida, e ganhou o peso que faltou no disco, principalmente pelo trabalho de Domenico. “Seu Pensamento” serviu para mostrar que as canções de “Maré” estão, de fato, no palco, superiores ao disco.



Após, Calcanhoto fez a sua clássica saudação ao público. “Boa noite, Fortaleza! É um prazer está mais uma vez aqui, principalmente por hoje ser o Dia do Nordestino. Obrigado pela presença e vamos ao que interessa”, palavras de Adriana em alusão ao dia 08/10, Dia do Nordestino.



Após a saudação, a cantora mandou o sucesso “Mais Feliz”, sucesso do álbum “Marítimo”, gravado em 1998 e que iniciou a trilogia marítima da cantora gaúcha. “Asas”, a canção seguinte, também é do mesmo disco. “Teu Nome Mais Secreto” e “Para Lá” vieram em seguida dando um tom mais intimista a apresentação.



Adriana durante as quase duas horas de show é etérea, lânguida e cristalina, chego a pensar que é uma ninfa. Começou meio reservada, na dela, e aos poucos foi se soltando, mas um “soltar-se” elegante, econômico. O que importa é sua voz, estrela maior do show.



Outra grande surpresa da noite foi a versão para o sucesso de Seu Jorge “Tive Razão”, que deu animação a noite. No meio da apresentação, Cal, faz uma pergunta: “Tem criança na platéia?”.


A conseqüência, claro, foi “Fico Assim Sem Você”, em versão fiel a do disco dedicado às crianças (adultas) “Adriana Partimpim”. “Um Dia Desses”, canção lúdica de “Maré” e que remete ao seu trabalho anterior, entrou em seguida.



Já com Adriana Calcanhoto de pé, foi a vez da inevitável “Vambora”, cantada por toda a platéia, momento tiétes! “Porto Alegre (Nos Braços De Calipso)” e uma versão com uma pegada forte (com direito a dueto de baterias) de “Maresia” terminaram o show.



Com os gritos de “mais um”, Adriana volta ao palco para o tão famoso bis. Nessa volta mandou uma versão arrepiante (apenas com guitarra) do clássico caymmiano “Quem Vem Pra Beira Do Mar”, para em seguida atacar de “Meu Mundo E Nada Mais” e, surpresa, uma excelente versão superior a original do Los Hermanos (ex-banda do tecladista Bruno Medina), para “Deixa o Verão”.


Tanto o disco quanto o show colocam de vez Adriana Calcanhoto não só no posto das grandes artistas brasileiras, mas também consagrando-a como uma das maiores intérpretes e compositoras da MPB.



Eu mergulhei neste mar de emoções, e não tive medo de me afogar. Sei que por ser numa quarta-feira as pessoas “torcem o nariz” e preferem não sair de casa, mas para quem fez esse esforço valeu a pena!



Repertório do show:




1. Maré (Moreno Veloso/Adriana Calcanhoto)

2. Três (Marina Lima/Antonio Cícero)


3. Seu Pensamento (Dé Palmeira/Adriana Calcanhoto)


4. Mais Feliz (Dé Palmeria/Bebel Gilberto/Cazuza)


5. Asas (Adriana Calcanhoto/Antonio Cícero)


6. Para lá (Adriana Calcanhoto/Arnaldo Antunes
7. Vai Saber? (Adriana Calcanhoto)

8. Teu Nome Mais Secreto (Adriana Calcanhotto/Waly Salomão)

9. Esquadros (Adriana Calcanhoto)
10. Sem Saída (Cid Campos/Augusto de Campos)

11. Poética do Eremita (Adriana Calcanhoto/Fiama Hasse Pais Brandão)
12. Fico Assim Sem Você (Caca Moraes/Abdulah

13. Um Dia Desses (Kassin/Torquato Neto)
14. Vambora (Adriana Calcanhoto)

15. Mulher Sem Razão (Dé Palmeira/Bebel Gilberto/Cazuza)
16. Porto Alegre (Péricles Cavalcanti)

17. Maresia (Antonio Cícero/Paulo Machado)

18. Quem Vem Para a Beira do Mar (Dorival Caymmi)

19. Meu Mundo e Nada Mais (Guilherme Arantes)

20. Deixa o Verão (Rodrigo Amarante)



Adriana e WaldonysDurante a sua apresentação, Adriana contou ao público que esteve em um jantar na última terça-feira (07/10/2008), na casa do sanfoneiro e cantor Waldonys, localizada no bairro Parquelândia (Zona Oeste de Fortaleza). Segundo a cantora, deste jantar saiu uma pareceria em uma música que será apresentada em várias capitais, mas em Fortaleza não foi possível pela falta de tempo para ensaios. “Passamos o dia de hoje ensaiando a música, mas não deu tempo de ficar legal para a apresentação. Ficará para uma próxima vez”, palavras de Calcanhoto.



Faltou educação de alguns fãsDois fãs de Adriana Calcanhoto que estavam bem na frente do palco resolveram chamar mais atenção que a cantora. Debruçados quase cara a cara com Adriana, os dois fãs atrapalharam a visão da grande maioria que comprou ingresso para as cadeiras.


Os aficcionados fizeram de tudo para chamar a atenção. A cada intervalo de uma música eles gritavam “linda” ou “eu te amo, Adriana”. As demonstrações de amor a cantora chegaram a ser tão explícitas que irritaram a platéia, e a balbúrdia estava instalada na Praça Verde. Os fãs gritavam de um lado “linda”, e do outro a platéia gritava também “vão sentar seus mal educados!”.



Mas para a alegria geral da nação, os seguranças chegaram e pediram aos “loucos” para sentarem em suas cadeiras. A platéia aplaudiu, e Adriana ficou meio sem entender. O show seguiu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário