domingo, 20 de setembro de 2009

A Família Walton (The Waltons/1971-73/EUA/Cor)




















































































A série A Família Walton, também conhecida por Os Waltons, foi criada por Earl Hamner Jr., baseada no livro Spencer's Mountain e no filme homônimo de 1963, com Henry Fonda e Maureen O'Hara.



Hamner viveu sua infância em Schuyler (Virginia) e dali retirou muitas histórias que foram apresentadas na série, onde o principal cenário é a Montanha Walton. A cidade, próxima de Rockfish, Virginia, é mencionada frequentemente no programa, bem como a cidade de Charlottesville.



A série A Família Walton foi exibida pela rede CBS entre 1972/81, totalizando 221 episódios, e surgiu após o sucesso de um filme feito para a televisão, chamado "The Homecoming: A Christmas Story" (1971).



Depois do fim da série, mais três filmes para a tevê foram exibidos em 1982 e três durante a década de 1990.



Atualmente, A Família Walton vem sendo reprisada no canal Hallmark dos EUA e do Reino Unido, além de ter sido lançada em DVD nos EUA.



O tema central da série é a vida de uma família no meio rural da Virginia (EUA), na época da Grande Depressão e depois da Segunda Guerra Mundial. Bem sucedida, a série dramática foi criada para contrastar com as sitcoms (comédias de situação como I Love Lucy), que mostravam famílias urbanas e seus problemas de uma grande metrópole.



Os executivos da Lorimar Television trabalharam para enfatizar dois pontos na série: o local onde as histórias se passam e o período em que elas ocorriam (a Grande Depressão). Desta forma, os produtores conseguiram transmitir ao público exatamente o clima que buscavam, ou seja, nostalgia e sentimentalismo muito fortes, apoiados pela excelente trilha sonora de Jerry Goldsmith.



Com isso, foi possível tratar de assuntos como crescimento dos filhos, namoro, casamento, escola, universidade, emprego, nascimento, envelhecimento, doença e morte, com mais seriedade e dramaticidade.




A Série
Uma família rural americana, constituída do casal John e Olivia Walton, seus sete filhos e os pais de John, Zebulon "Zeb" Tyler e Esther Walton, se esforça para viver decentemente durante as crises advindas da Grande Depressão e da Segunda Guerra Mundial.




Sobrevivem apenas com o dinheiro ganho na serraria localizada na Montanha Walton, mantida por John Walton, Vovó Esther e Vovô Zeb, que são ajudados pelos filhos.



As aventuras e desventuras da família Walton é contada sob o ponto de vista de John Boy, o filho mais velho (17 anos), que aspira se tornar jornalista e novelista. Mesmo com toda a pobreza e dificuldades que a família encontra ao longo dos episódios, os Waltons lutam com muita união e conservam grandes sonhos.


Ocasionalmente, outros personagens bem carismáticos precisam de ajuda da hospitaleira família dos Walton. A montanha é habitada por numerosos personagens folclóricos, tais como as excêntricas irmãs Baldwin, que fabricam um tipo de aguardente muito apreciado pelos homens da comunidade, o casal dono do armazém e correio (Ike e Cora Beth Godsey); xerife Ep Bridges; Verdie Foster (uma trabalhadora mulher negra); e o ladrão de galinhas Yancy Tucker.

Na famosa cena que aparece ao final de todos os episódios, a casa da família é mostrada com as luzes apagadas durante o anoitecer, exceto uma janela no andar superior. Ouve-se brevemente as vozes de John Boy e Mary Elle comentando, na maioria das vezes de forma bem-humorada, os fatos narrados no episódio. Após, eles se despedem sempre da mesma maneira: "Boa Noite John Boy"; "Boa noite Mary Ellen".



Elenco
John Walton é o patriarca dos Waltons e trabalha na serraria da família. Normalmente, ele é mostrado com um bom e sábio homem, mas é também teimoso, impetuoso e sempre pronto para um novo desafio. Soldado veterano da Primeira Guerra Mundial, John não é muito religioso, algo que contrasta com a sua esposa Olívia.




Olivia Walton é calma, paciente e esposa amorosa, ao contrário de seu marido John, que é participativo e incisivo. Ela é de natureza gentil (disciplinadora quando preciso), e, como a vovó, envolvida com atividades da Igreja Batista. Por isso, Olívia é sempre a primeira pessoa que motiva os outros a ajudar estranhos e amigos em dificuldades.



Vovô Walton é chamado de "Zeb" pela esposa Esther. Ele passa seus dias ajudando John na serraria ou pescando, cochilando, ensinado ou brincado com as crianças. É muito ativo, com uma personalidade vibrante e sábia. Veterano da Guerra com a Espanha (assim como o próprio ator Will Geer na vida real), é um botânico amador.
O personagem faleceu durante a 6ª Temporada, em função do falecimento do ator Will Geer. Assim como Geer e Martha Corrinne, a morte dos atores levou ao mesmo destino os respectivos personagens na série, não sendo substituídos por outros.

Vovó Esther tem um temperamento forte e sempre briga pelo que acha certo. Assim como seu marido, ela também serve de conselheira para a família e os amigos. Ficou conhecida pela expressão "Good Lord!" ("Bom Deus!", geralmente dita em momentos de surpresa, indignação ou ambos) e "You old fool!" ("Você é um velho tolo!", quando quer provocar seu marido). Ela é a organista da igreja. Em 1977, a atriz Ellen Corby sofreu um derrame, que passou para a história da personagem da Vovó. Ela deixou de ser um personagem recorrente depois da última metade da 5ª Temporada.


John Boy
John Walton Jr., melhor conhecido como "John Boy", é o filho mais velho dos sete filhos do casal John e Olivia. Frequentemente escreve pensamentos sobre sua família, amigos e as circunstâncias em torno deles. Geralmente dócil e um pouco quieto, John Boy revela por vezes possuir o mesmo temperamento do seu pai. Em várias ocasiões ele fica na defensiva ou frustrado. John Boy é muito conhecido por escrever em revistas e jornais. É o protagonista da série, geralmente abrindo e fechando os episódios, narrados ao estilo de "flashback". Durante a série, John se muda para Nova Iorque, se alista no exército e tem seus planos mudados. No filme "A Walton Wedding", se casa com uma amiga escritora, Janet.


Jason Walton é o segundo filho mais velho, um introvertido músico que passa os dias compondo canções para violão ou piano, algumas apresentadas no programa. No começo da 3ª Temporada, Jason entra para o Conservatório Musical de Kleinberg para aprender teoria muical e composição. Na temporada seguinte, ele arruma um emprego como músico do bar local chamado Dew Drop Inn. Na 5ª Temporada, Jason entra para a Guarda Nacional Americana.



Mary Ellen Walton é a terceira e a filha mais velha na linha por idade. Nas primeiras temporadas, ela é mostrada rebelde, imatura e um pouco masculinizada. David Doremus entra para a série como seu namorado "G.W." Haines. Ao casar com Curt, Mary perdeu algumas de suas características iniciais e se tornou mais madura. No início ela mantinha uma rivalidade com uma garota rica da cidade, Martharose Coverdale, que disputava G.W com ela. Na 5ª Temporada, Mary se casou com Curt Willard, o novo médico que veio para a cidade. Na última temporada, ela é vista com o professor de faculdade chamado "Jonesy".


Erin Walton é muito próxima de sua irmã Mary Ellen. É considerada a mais bonita da família e não gosta muito de estudar. Se apaixonou muitas vezes. Deixou a família para trabalhar como telefonista na 5ª Temporada e mais tarde terminou seus estudos. Se tornou secretária e casou-se com Paul Northridge, mas acabou se divorciando.


Ben Walton gosta de se meter em encrencas e fazer dinheiro fácil, tendo sempre que ser repreendido pelo seu pai. Tem dois filhos com uma garota chamada Cindy.


James Robert Walton, conhecido por Jim-Bob, é o mais jovem dos meninos. Ele é fascinado por voo e quer ser piloto; contudo, a necessidade de usar óculos prejudica seus sonhos. Ele se torna um mecânico de motores e abre sua própria oficina. Ele é proximo da irmã Elizabeth e teve várias namoradas, incluindo a filha adotiva de Ike e Cora Beth, Aimee Godsey. Jim-Bob tinha um irmão gêmeo, Joseph Zebulon Walton, que morreu no nascimento.
Elizabeth Walton começou na série como uma criança. Ela é muito falante, sensível e sempre escolhida para ser a babá de seus primos. Ao término da série, Elizabeth já era uma adolescente.



Corabeth Walton Godsey é uma prima distante de John, que chegou à montanha logo após a morte da mãe. Ela se casa com o amigo Ike Godsey e ambos adotam uma filha, Aimee. O casamento foi sem amor e por conveniência para diminuir a solidão de ambos. Corabeth é excêntrica, aspirante a dama da sociedade e uma dona-de-casa insatisfeita. Corabeth é vítima frequente de alcoolismo, depressão e alguma infidelidade.

9 comentários:

  1. Adorava a série Os Waltons. Poderia ser lançada no Brasil em DVD?

    ResponderExcluir
  2. eu amava essa serie gostaria que reprisasse pois morro de saldade

    ResponderExcluir
  3. Êste seriado me toca muito , emocionalmente, pois recorda-me a minha adolescência...e desejo revê-lo aqui em Aracaju-Brasil.

    ResponderExcluir
  4. Tenho um filho de 04 anos que ao dormir também deseja boa noite a todos na casa. Meu marido e eu nos lembramos da serie e o apelidamos de John Boy. Saudades da série tambem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tantos anos é a parte que a gente mais se lembra,ao dormir me despedia de meu irmão,chamando-o de Mary Ellen,ficava uma fera,bons tempos.

      Excluir
  5. Nossa, morro de saudades adorava, passava aos sabados as noitinha na tv globo. Onde poderi encontrar DVD desta séria, gostaria muito de mostrar a meus filhos.

    ResponderExcluir
  6. nossa minha mae amava tanto esse filme que tiro meu nome dele naum he atoa q me chamo MARY ELLEN lii algumas coisas e morro de vontade de assisti um dia esse filme

    ResponderExcluir
  7. caro junior, parabens pelo seu site, adorei, quero comprar estes filmes, me diga como faço, um grande abraço meu amigo, BOA NOITE MARY ELLEN, BOA NOITE JONH BOY, QUE DEUS TE ABENÇOE MENINO

    ResponderExcluir
  8. Gostaria que voltassem a exibir os Waltons.Neste tempo necessitamos resgatar os valores familiares que se perderam.

    ResponderExcluir