sábado, 12 de setembro de 2009

Beirut faz carnaval balcânico em SP














Com carisma e frases em português, Beirut faz carnaval balcânico em SP
Banda norte-americana se aprensentou em São Paulo
nesta sexta (11/09/2009).



Repertório incluiu o hit ‘Elephant gun’ e cover de ‘Aquarela do Brasil’.




“Toca Raul!”, grita Zach Condon, líder do Beirut lá pela metade do show da banda em São Paulo na noite desta sexta-feira (11/09/2009). A frase é mais um detalhe do carisma e da capacidade do músico de 23 anos de se adaptar aos mais diferentes meios culturais que encontra pela frente.



Conhecido no Brasil pelo hit “Elephant gun”, trilha de abertura do seriado “Capitu”, Condom criou o Beirut depois de uma viagem pelo leste europeu, onde absorveu as influências da música local que permeiam seus dois primeiros álbuns.




Se adaptar a novas culturas faz parte do seu talento, que rendeu também um EP em 2009 influenciado por música mexicana. Com uma versão reduzida a seis integrantes (o grupo pode chegar a onze músicos no total), a banda comandou um pequeno carnaval balcânico, ainda que a estrutura com mesas montada pelo Via Funchal atraplhasse.



O grupo abriu o show com “Nantes”, e na metade da segunda música boa parte da plateia já havia se levantado das cadeiras, que mostra a falta de compreensão por parte da casa – apesar dos momentos melancólicos, o som da banda convida à dança.

Aquarela

De repente, o Beirut toca a introdução de “Aquarela do Brasil” – no bis, eles tocariam uma versão do samba-exaltação de Ary Barroso em inglês na íntegra. Mas no meio do show foi apenas a deixa para o início de “Elephant gun”.

A plateia se anima e canta a música inteira junto com a banda. Alguns fãs da primeira fila jogam confete e serpentinas no palco e tomam bronca dos seguranças. Perto do fim, Zach, que se alterna entre trumpete, ukulele (primo havaiano do cavaquinho) e voz, convida o público a participar.


“Essa vocês podem cantar comigo”, diz em português, antes de emendar “Sunday smile”. A essa altura, muita gente já invade os corredores e dançam próximos do palco, aumentando o clima de festa.


Além de “Brazil”, o bis conta com a cover de “Siki siki baba”, canção tradicional turca. A banda é composta de baixo, bateria, acordeão e um naipe de metais que varia entre tuba, trombone e trumpetes, além de um teclado e xilofone.



Feliz, Zach agita uma bandeira do Brasil que ganhou da plateia. Ao final do bis, o público não arreda o pé, e mesmo com as luzes acesas, faz um belo barulho tentando trazer a banda de volta para uma última canja.


E conseguem – o Beirut volta para tocar “Gulag orkestar”, faixa-título do primeiro álbum do então projeto-solo de Condon. Foi a deixa para o fim da noite e da festa. Todos para casa (ou balada), cada um com seu verso favorito ecoando na cabeça.



Amauri Stamboroski Jr.


Do G1, em Sào Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário