sábado, 19 de setembro de 2009

O TÚNEL DO TEMPO


























































No final dos anos 60, o escritor Erik Von Daniken tornava-se uma celebridade polêmica com o sucesso de seu livro, "Eram Os Deuses Astronautas?", provocando discussão e irritando uma boa parte da comunidade científica da época.






A idéia que visitantes do espaço teriam visitado a Terra no passado remoto, mexeu com a imaginação das pessoas durante boa parte dos anos 70 até os dias de hoje, pois, se nada de concreto foi realmente provado também é fato que não se conseguiu provar que a Terra nunca tenha sido visitada por extraterrestres em eras passadas.





Ficou prevalecendo a velha idéia de Carl Segan: “Ausência de evidência não significa evidência de ausência”. Segan, diga-se, era muito céptico em relação a visitantes das estrelas, apesar de acreditar na existência de inteligência fora da Terra.





Mas essa discussão toda não impediu que a tevê e o cinema explorassem a vontade essa idéia fascinante e o caso mais notório da presença de alienígenas no passado da Terra, no cinema, foi o misterioso "monolito" do filme "2001 Uma Odisséia no Espaço", do falecido cineasta Stanley Kubrick, baseado no livro homônimo de Arthur C. Clarke.




Na televisão, duas séries em particular mostraram, cada uma a sua maneira, as hipóteses levantadas por Daniken, “Jornada nas Estrelas” e “O Túnel do Tempo”. Falaremos de “Jornada” em uma outra oportunidade. Vamos nos concentrar agora em O Túnel do Tempo, série criada pelo produtor
Irwin Allen e baseada em um romance do escritor Murray Leinster, um dos mais prolíficos da ficção científica moderna.





A série contava as aventuras de dois cientistas que se perdem pelo tempo durante as primeiras experiências com o projeto secreto mais ambicioso dos EUA em 1968 (!!!) o Túnel do Tempo. Eles viajam para várias épocas no passado e algumas poucas vezes para o futuro presenciando diversos fatos históricos e conhecendo algumas figuras importantes da história da humanidade.





Em quatro dos episódios do seriado, os cientistas Tony Newman e Douglas Philips se deparam com visitantes do espaço. O primeiro encontro acontece no episódio “Um Mundo Além das Estrelas" (Visitors From Beyond The Stars), onde os dois viajantes temporais acabam a bordo de uma espaçonave alienígena conduzida por dois seres com aparência humanóide e pele prateada.




Eles alegam serem de um planeta chamado Alfa 1 onde, apesar de seu evidente avanço tecnológico, a população do planeta passa fome. Os seres dizem que sua civilização passou a saquear alimento em outros planetas e revelam que a Terra é seu próximo alvo.




Tony e Doug alertam os invasores que haverá resistência e revelam que a Terra já possui um grande arsenal nuclear que pode ser usado contra eles. Mas, quando a nave alienígena finalmente alcança a Terra Tony e Doug descobrem, surpresos, que estão no Arizona em 1885.




No laboratório do Túnel do Tempo, onde o que se passa com os dois viajantes pode ser observado, todos demonstram sua surpresa ao se depararem com a evidência de presença alienígenas na Terra nos EUA do século XIX.



É nessa cena que aparece a evidente influência da idéias de Daniken nesse episódio do seriado: o doutor Ray Swain (John Zaremba) demosntra sua descrença na visita de seres do espaço no passado, ao que o general Kirk (Whit Bissel) retruca dizendo “haver relatos sobre visitantes do espaço desde os tempos bíblicos”.




Os alienígenas atacam uma cidadezinha chamada Mullins onde começam a saquear todo o alimento disponível e onde pretendem estabelecer uma base segura para a chegada da força invasora que será enviada por Alfa 1.




Tony e Doug, no final, conseguem deter os invasores, depois de Doug ter sido praticamente tomado mentalmente por eles. Quando a equipe do Túnel se prepara para enviar Tony e Doug para outra zona temporal, dois seres prateados se materializam no laboratório do Túnel. Eles desejam recuperar a espaçonave com os dois seres perdidos desde que a invasão contra nosso mundo fracassara em 1885 e ameaçam destruir o Túnel e a Terra também caso não consigam recuperá-la.



Os cientistas do Túnel conseguem localizar a espaçonave e os dois seres se dão por satisfeitos. Antes de partirem porém, revelam que já visitaram a Terra diversas vezes e que não mais precisam roubar alimentos de outros mundos.



Em outra aventura, “Os Raptores" (The Kidneppers), Tony e Doug são transportados pelo Túnel até um planeta distante girando em torno da estrela Canopus. Lá eles descobrem que a doutora Ann McGregor (Lee Meriweather) foi seqüestrada por um alienígena que estuda a história da Terra seqüestrando figuras importantes de nosso mundo.




Ele deseja incluir Tony e Doug em sua “coleção” por eles serem os primeiros viajantes do tempo da nossa história. Esse episódio é muito interessante pois nele vemos claramente que a idéia de extraterrestres interferindo em nossos acontecimentos históricos já estava bem disseminada na FC dos anos 60.




Numa das melhores cenas do episódio o historiador alienígena mostra para Doug, Tony e Ann sua mais recente aquisição...ninguém menos que o ditador alemão Adolf Hittler , capturado pelos canopianos antes de cometer suicídio em Berlin, no fim da Segunda Guerra Mundial. Lee Meriweather já afirmou ser este seu episódio favorito da série.



Já no episódio “Invasores do Espaço Sideral" (Raiders From Outer Space), o mais fraco dos quatro episódios sobre invasões alienígenas do Túnel, , Tony e Doug se deparam com os seres do planeta Ariosto, cujo futuro líder pretender destruir e conquistar a Terra, para provar ser capaz de liderar seu planeta.



A história se passa em 1883, durante a Batalha de Cartum, no Sudão. Apesar do bom pano de fundo histórico, o episódio não consegue se desenvolver muito bem só melhorando em seus momentos finais.


Já “A Cidade do Terror" (Town of Terror), o último episódio da série, tem um clima mais sombrio e destoa dos outros três por ser ambientado no futuro próximo (1978, 10 anos depois da construção do Túnel do Tempo).


Tony e Doug descobrem que estão em uma pequena cidade do interior americano onde uma invasão alienígena está em curso. Toda a população da cidade foi imobilizada e os seres, para piorar, podem assumir forma humana. Eles vieram de um planeta com escassez de oxigênio e pretende extrair todo o oxigênio da atmosfera terrestre e, assim, tentar salvar seu mudo da extinção. Eles também conseguem interferir com o Túnel do Tempo e um deles instala, sem que ninguém perceba, um aparelho que permite extrair oxigênio do laboratório do Túnel. As cenas em que o pessoal do laboratório sofre com a falta de oxigênio são muito boas. Esse episódio fixou conhecido por marcar o fim da série, que foi cancelada logo em seguida.




As histórias sobre invasões alienígenas do Túnel do Tempo poderiam ter rendido muito mais, caso a série tivesse continuado. As idéias eram boas e davam uma boa visão de como as pessoas imaginam a possibilidade da presença de extraterrestres entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário