sexta-feira, 27 de maio de 2011

Stargate

A Franquia

Thiago Vall | Reviews | 27/05/2011 - 0:02



Minha saga para acompanhar todo esse universo de Stargate começou nos anos 90 quando passou na Sessão da Tarde um filme chamado: Stargate – Filhos dos Deuses. Achei muito legal, mas senti que faltava algo, pois parecia uma continuação e não um filme iniciado ali. Depois de um tempo descobri que se tratava do episodio piloto da série Stargate SG-1 e que por sua vez, era a continuação direta do filme de 1994 com Kurt Russell e James Spader.

Como grande fã de Sci-Fi e séries em geral, me recuso a ver histórias já iniciadas e foi assim que fiz com Stargate. Depois de um tempo consegui o filme original e com ele em mãos comecei a maratona Stargate, e não é exagero quando digo que é uma maratona. Vou explicar.

Stargate SG-1 é uma das séries Sci-Fi de maior duração da televisão: incríveis 10 temporadas, que é continuação direta do filme de 1994 e com 2 filmes para a TV após o encerramento da série para concluir e amarrar toda a saga. Seu primeiro spin-off foi Stargate Atlantis, que teve 5 temporadas. 

O segundo spin-off foi Stargate Universe, que acaba de ser cancelado após apenas duas temporadas.

Um pouquinho sobre cada série desse universo:
Stargate SG-1 – Se destaca por ser a primeira, de maior sucesso e com a melhor história. Foi excelente, pois contava a historia de viagens interplanetárias através de um portal, o Stargate, que dá o nome a série. Nessas viagens, começa a busca por tecnologia e uma guerra pelas galáxias contra os Goa’uld e nas últimas temporadas contra os Ori. É muito legal acompanhar como a equipe avança em tecnologia e em desenvolvimento e ainda conta com personagens carismáticos como Jack O’neill com 2 L (piada interna) e Daniel Jackson. Outro diferencial foi como incorporaram a mitologia egípcia a série.



Stargate Atlantis – Como o próprio nome entrega, a série mostra na cidade perdida de Atlantis e foca na guerra contra os Wraiths. Essa sequência mantém as características da série original com batalhas empolgantes, efeitos especiais caprichadíssimos e destaques especiais para John Sheppard e Mckay.

Aliás, Stargate SG-1 e Atlantis possuem como marca registrada as espetaculares cenas de ação e os também espetaculares cliffhangers.

Stargate Universe – A mais nova e menor série da franquia. Universe tentou imitar o clima da consagrada Battlestar Galactica, mas acabou não tento o mesmo sucesso. Das três séries, com certeza Universe foi a pior, mas vale apena dar uma conferida, pois apesar do começo sofrível, a série a partir do final da primeira temporada e por quase toda segunda temporada veio em uma ascendente.

Se lhe interessou fazer a maratona Stargate, abaixo vou colocar a ordem cronológica correta para os iniciantes acompanharam aquela, que para mim, foi o melhor Sci-Fi produzido até hoje pelo conjunto da obra. Por série em si, Battlestar Galactica está em outro nível que nenhuma série pode alcançar.

Obs 1: em diversos momentos enquanto SG-1 e Atlantis eram produzidos simultaneamente as histórias se cruzavam. Por isso é importante saber a seqüência correta de eventos.

Obs 2: Stargate Universe como foi produzida após o cancelamento das duas primeiras séries pode ser vista tranquilamente se você não conhece nada de Stargate, mas fica a dica que é muito mais legal ver Universe se você tiver todo o conhecimento do que é a saga Stargate.


Cronologia oficial:
1º) Stargate o filme (1994 – com o Kurt Russell)
2º) Stargate SG-1 – piloto da série “Children of the Gods” (1997) até o episódio “New Order, parte 2″ (2ª episódio da 8ª temporada).
3º) Piloto de Stargate Atlantis (Rising, partes 1 e 2 – Os dois primeiros episódios da primeira temporada).
4º) Comece a intercalar Stargate SG-1 e Stargate Atlantis, assistindo o 8×03 de SG-1 (“Lockdown”) e depois assistindo o 1×03 de Stargate Atlantis (“Hide and Seek”) e seguindo assim (SG-1 8×04, SGA 1×04, SG-1 8×05, SGA 1×05 até o último episódio de Stargate SG-1 (“Unending” 10×20) e o final da 3º Temporada de Stargate Atlantis.
5º) Assista ao filme “Stargate SG-1: The ark of truth – A Arca da Verdade”
6º) Assista toda a 4ª temporada de Stargate Atlantis.
7º) Assista ao filme “Stargate SG-1: Continuum – A linha do tempo”
8º) Assista toda a 5ª temporada de Stargate Atlantis.
9º) Assistia as duas temporadas de Stargate Universe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário