sábado, 9 de maio de 2009

SADE ADU








Helen Folasade Adu, mais conhecida como Sade, nasceu em 1959, na cidade de Ibadan, na Nigéria. Aos 4 anos se mudou com a mãe para Londres.






Começou a gostar de música influenciada pela Soul Music e pelo Jazz, ouvindo desde muita nova artistas como Marvin Gaye, Nina Simone, Aretha Franklin, Ray Charles entre outros. Baseando seu estilo nessas raízes, começou a cantar em algumas bandas como Arriva e Pride, utilizando os serviços dos músicos em diversas outras oportunidades futuras.






Lançou-se em carreira solo e, após assinar um contrato com a Epic, estreou com “Dimanod Life”, em 1894.






Somando toques de música Pop e temas mais românticos, o álbum fez um estrondoso sucesso, atingindo a marca de 6 milhões de cópias vendidas e tornando-a conhecida mundialmente.






Os grandes destaques foram as faixas “Smooth Operator”, talvez o maior sucesso de sua carreira, e “Your Love Is King”. O ‘debut’ ainda lhe rendeu o prêmio Grammy de Artista Revelação do Ano.No ano seguinte chega “Promise”, que firmou a cantora no cenário musical com o ‘hit’ “Sweetest Taboo”.






O sucesso foi imediato e o trabalho foi muito bem recebido pela crítica e pelos fãs. Sade já era então nome certo em todas as rádios e publicações especializadas, onde tem lugar garantido até hoje.






Continuou gravando discos repletos de canções esbanjando qualidade, classe e emoção, transformando todos seus sentimentos nas mais belas melodias, como só ela sabe fazer.






“Stronger Than Pride”, de 1988, e “Love Deluxe”, de 1992, são exemplos claros disso e trouxeram as pérolas “Paradise” e “No Ordinary Love”. Em 1994 saiu a coletânea “The Best Of Sade”, com as músicas de maior destaque da cantora, além de “Please Send Me Someone To Love”, trilha sonora do filme Philadelphia. “Lovers Rock” de 2000, explora ainda mais o lado comercial de Sade e a balada “King Of Sorrow” ganhou um videoclipe bastante executado na MTV.






O primeiro ao vivo, “Lovers Live”, foi lançado dois anos depois.Em 2004 a cantora participou do elenco de artistas do DVD “Voices For Darfur”, que contou ainda com a presença de nomes como Franz Ferdinand, David Gray, Antony Costa, Andrew Coleman dentre outros.






O material, gravado no Royal Albert Hall, em Londres, teve como objetivo levantar fundos para os refugiados de guerra do Sudão. Sade compôs a canção “Mum”, primeira música inédita em quatro anos, especialmente para o repertório do DVD.

4 comentários:

  1. MUITO LEGAL SABER QUE ESTA ARTISTA AINDA ESTA NA ATIVA,BOA MUSICA E ELA EM SI TAMBEM TRAZ UM CARISMA ESPECIAL,UMA ESPECIE DE MISTERIO E SEXUALIDADE,MUITO BONITA A SADE.

    ResponderExcluir
  2. Sade...sempre me impressionou a classe dessa mulher... também é linda, ótima cantora.. mas a classe me chama mais a atenção.... veja no clip:

    http://www.youtube.com/watch?v=N437-la4OFI

    ResponderExcluir
  3. AHHHH DEUSA SADE!!!!!!!!!
    SEM COMENTÁRIOSSSSSSS...

    ResponderExcluir
  4. sou fascinada pela Sade, ela me encanta em todos os sentidos, desde pequena meu pai colocava as suas músicas para eu ouvir,e sempre sentia(msm sem conhecê-la) uma imensa paz interior...sao calmas, e a voz da Sade...nunca ouvi outra igual antes...Sempre procuro notícias sobre,torcendo para q ela apareça mais e cada vez mais!!!

    ResponderExcluir