domingo, 20 de março de 2011

Dot.com - O FILME


Título original: Dot.com (2007)
Realização: Luís Galvão Teles
Argumento: Gonçalo Galvão Teles e Suzanne Nagle
Elenco: João Tempera, María Adánez, Marco Delgado, Isabel Abreu, Margarida Carpinteiro, Lia Gama, Pedro Alpiarça e Tony Correia


Crítica originalmente a 30 de Abril de 2009. Exibido na retrospectiva de Luís Galvão Teles, no Fantasporto 2010, dia 28 de Fevereiro, às 21h00, no Pequeno Auditório.

Numa altura em que se fala tanto de patriotismo, Dot.com é um comédia portuguesa, com certeza. Luís Galvão Teles recupera as crónicas de costumes, de uma forma que alia o tradicional e o moderno. Dot.com é a comédia improvável. É comum os portugueses dizerem que o cinema português não presta. A realidade, no entanto, é outra. Cada vez mais o cinema português é sinónimo de qualidade e Dot.com é a prova disso.



O filme conta a história de Águas Altas, uma pequena aldeia no interior de Portugal que subitamente se torna num caso nacional quando uma multinacional espanhola pressiona os aldeões para fechar o site da aldeia, precisamente o mesmo nome de uma marca de águas que os espanhóis querem lançar no mercado. A partir daí gera-se uma grande divisão na aldeia: há quem queira manter o site para garantir a soberania nacional, mas há também quem queira tirar partido de uma possível compensação financeira. Num abrir e fechar de olhos, a imprensa instala-se em Águas Altas para cobrir este caso que apaixonará Portugal, onde até o primeiro-ministro se envolve.

Dot.com não é perfeito, mas nem sequer o tenta ser. O filme conta com uma fotografia excelente, com cenários exuberantes (filmados na aldeia de Dornes, em Ferreira de Zêzere), que quase nos fazem acreditar num Portugal perdido e encantado. Luís Galvão Teles conta com uma comédia comum em termos técnicos, sem uma carga dramática que a suporte, mas ao mesmo tempo conta com um enredo muito divertido. O ponto alto de Dot.com é, essencialmente, o elenco de luxo. Grandes actores portugueses criam personagens muito divertidas, com diálogos interessantes e cómicos.

Dot.com foi escrito para as massas, de forma a chegar a todo o tipo de pessoas e efectivamente, consegue-o. O argumento é, por vezes, patético. No entanto, combina a modernidade da Internet com o Portugal rural tão conhecido, com as suas gentes, expressões e hábitos. A aldeia da discórdia – que apenas queria uma estrada que a ligasse ao mundo – torna-se ela própria o centro do mundo. No fim de todas as peripécias, sobra e resiste a portugalidade. Nas palavras do realizador, Dot.Com é uma «comédia cibernética rural».
Classificação:

Extras Edição Especial - 2 Discos:
  • First Cut - A primeira montagem do filme (140 min.)
  • Tesouradas - 14 cenas cortadas (21 min.)
  • DOT.COM In Progress - 2 Making Of, castings e entrevistas (124 min.)
  • Nas Bocas do Mundo - A campanha promocional (7 min.)
  • "Salvem o Nosso Site" - Apelos ao site (8 min.)
  • Floresta de Enganos - Gags e errors (17 min.)
  • Ao Pedro Alpiarça - Honenagem em imagens
  • A Aldeia e os Seus Habitantes - Os aqualtenses falam sobre o site (21 min.)
  • Antestreia - Domes / Águas Altas em dia de antestreia (8 min.)
  • Testemunhos de um Visionário - Depoimento do Arquitecto Gonçalo Byrne (10 min.)
  • Descubra por Si - Dossiê de imprensa, lista de diálogos, argumento e muito mais!
  • Curta-Metragem "O Outro Lado do Arco-Íris" (21 min.)

Classificação dos Extras:

Nenhum comentário:

Postar um comentário