sábado, 12 de março de 2011

R.I.P. Johnny Preston, pioneiro do rock and roll!


Um dos pioneiros do rock and roll, Johnny Preston ficou conhecido pelo hit “Running Bear”, de 1960, hoje só lembrado por fanáticos do estilo “oldies”.

Ainda nos tempos de adolescente, Preston chamou a atenção do famoso JP "The Big Bopper" Richardson quando se apresentava ao vivo. Richardson ficou tão impressionado com a performance do rapaz , que lhe ofereceu uma música que pretendia ainda gravar; essa música era "Running Bear"; a gravação contou com o famoso backing vocal do próprio Big Bopper e do futuro ícone da música country americana, George Jones, e estilizava um cantito indígena. 

O disco explodiu nas paradas pelo ineditismo, alcançando o primeiro lugar nos Estados Unidos e na Grã Bretanha. Ironicamente,Richardson não pode ver o sucesso de sua descoberta, pois estava no avião que vitimou, também, Buddy Holly e Ritchie Valens, episódio ocorrido em 3 de fevereiro de 1959 e que ficou conhecido como “o dia que a música morreu”; poeticamente eternizado pela canção “American Pie” de Don McLean, criada em 1971.

Preston lançou muitos outros singles, mas nenhum chegou perto do sucesso de "Running Bear", o que poderia colocá-lo no fatídico cenário dos “one hit wonders”. 

No entanto, ele sempre teve muitos cultuadores e está no “ Rockabilly Hall of Fame” como um dos pioneiros do gênero.

Johnny Preston morreu de insuficiência cardíaca nesta sexta, 4 de março de 2011. 

Ele tinha 71 anos.

Por Roberto Maia às 13h24

Nenhum comentário:

Postar um comentário