Uma das coisas que mais me fascina em uma produção, seja ela cinematográfica ou televisiva, é apresentar um bom texto, de preferência ágil e regado a ótimos diálogos. Para minha sorte, essas são algumas das características do roteirista britânico Steven Moffat, showrunner de “Doctor Who” e dessa ótima adaptação contemporânea da obra clássica de Sir Arthur Conan Doyle.

A 2ª temporada de “Sherlock” começa imediatamente após o tenso final do ótimo primeiro ano, e se achávamos que a história ia se desenrolar a partir daí, o roteiro de Moffat já dá a primeira reviravolta logo no início. Após uma (não) resolução rápida, damos prosseguimento ao episódio com mais uma trama recheada de muitas manipulações e bom humor. O episódio também conta com a alta qualidade técnica, com destaque para a fotografia e principalmente para a montagem.



Outro ponto forte deste primeiro episódio foi a introdução de uma nova (e ótima) personagem, Irene. Ela se manteve como um páreo intelectual para Sherlock, que reconhece logo a capacidade dela, ficando fascinado e se sentindo desafiado. E aqui méritos mais uma vez para a interpretação de Benedict Cumberbatch, que consegue compor um Sherlock cheio de nuances e pequenos gestos que mostram suas características. É notável a dinâmica de seu relacionamento com Mycroft e principalmente com Watson.

Mais uma vez, o universo criado por Moffat por meio da linguagem moderna para os personagens encaixa como uma luva na história, ajudando na construção do arco e na resolução da trama. Do blog criado por Watson até o uso dos celulares, não deixa de ser fascinante vermos aquelas pessoas que sempre associamos como espelhos de uma Londres bucólica e secular interagindo com esses artefatos, e mesmo assim amar a referência ao chapéu clássico do detetive na cena dos fotógrafos.

“Sherlock” voltou mais uma vez com tudo. Pena que o número de episódios se manteve o mesmo da 1ª temporada: apenas três. Mesmo assim foi bom ver o retorno de uma das melhores produções da TV britânica da atualidade. Elementar!

E não vamos esquecer que nesta sexta-feira (13), o Sherlock chega aos cinemas em sua segunda produção cinematográfica, que não tem ligação com a série. “Sherlock Holmes: O Jogo de Sombras” conta com Robert Downey Jr. e Jude Law como protagonistas.