sábado, 7 de janeiro de 2012

Ucrânia: repórter conta história do ‘Jogo da Morte’


A história do ‘Jogo da Morte’ é uma das mais conhecidas no mundo do esporte. Em linhas gerais, o FC Start era um time de ucranianos, egressos do Dínamo de Kiev e do Lokomotiv, formado durante a ocupação nazista de Kiev (ou Kyif), que disputou nove partidas, venceu todas, e acabou fuzilado ainda com os uniformes após golear a equipe de pilotos da Luftwaffe alemã.

A história inspirou o livro ‘Futebol ao sol e à sombra’, de Eduardo Galeano, e o filme ‘Fuga para a vitória’, com Pelé, Michael Caine e Sylvester Stallone, além de inúmeras outras obras ao longo da história, mundo afora que, inclusive, revisam a história, trocando um final trágico por outro, embora menos épico.

Agora, é a vez do nosso amigo e repórter do Globoesporte.com, Rafael Maranhão, contar essa história, visitando os locais onde tudo teria acontecido, na Ucrânia. Vale muito a pena ler, pois trata-se de um capítulo crucial da cultura e da vida ucraniana pós-soviética, além de uma das mais belas histórias do esporte mundial, que teria sido inspiração, durante muito tempo, para as resistências ucranianas a seus ocupantes, sejam eles quem fossem.

Desencorajada no tempo da União Soviética, a história é recontada agora pelo filme ‘Match’, com o ator Sergei Bezrukov, que fez também ‘Vysotskii’, ‘V yune 41′, ‘Master i Margarita’ e ‘Ironya Sudby – Prodolzhenii’. A produção estreia às vésperas da Eurocopa na Ucrânia, no fim de abril.
Assista aqui ao trailer do filme (em russo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário