quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

19/01/2012 - 21h05 / Atualizada 19/01/2012 - 22h37

Em represália a ação contra Megaupload, hackers atacam site do Governo dos EUA

Do UOL, em São Paulo
 
Após a divulgação de uma ação que tirou do ar o site Megaupload, os hackers do grupo Anonymous informaram ataque aos sites do Departamento de Justiça dos Estados Unidos e ao da Universal Music (uma das empresas que acusa o Megaupload de pirataria). O anúncio foi feito pelo perfil Anonops no Twitter nesta quinta-feira (19). Alguns minutos após divulgar a informação, os dois sites apresentaram instabilidade no acesso.

“Justice.gov e universalmusic.com tangodown [código usado por hackers indicando que eles derrubaram um site]! Vocês deveriam esperar por nós”, diz um dos tuítes do perfil Anonops.

O tipo de ataque supostamente dirigido aos dois sites é conhecido como negação de serviço. Ele, basicamente, consiste no fato de vários computadores ao mesmo tempo tentarem enviar solicitações a um site, de modo que ele fique instável. Dependendo da carga de acessos simultâneos, a página fica fora do ar.

Algum tempo após o anúncio do ataque aos dois sites, o grupo hacker informou ainda que iria derrubar o site da Riaa, associação das gravadoras dos Estados Unidos, e da Mpaa, associação dos estúdios do país - na noite de quinta, os endereços ficaram indisponíveis. Ambas as instituições são protetoras da propriedade intelectual e fazem oposição ferrenha a sites de compartilhamento que, segundo eles, falsificam e distribuem o conteúdo deles. Também está na mira dos hackers o site da Casa Branca.

Em comunicado, o grupo Anonymous afirmou: “A ação contra o Megaupload mostrou que não é necessária uma lei como a Sopa ou sua irmã, a Pipa, para tirar um site do ar.” Os dois projetos de lei, parecidos, visam proteger a propriedade intelectual e impedir a pirataria online.
 
Nesta quarta (18), diversas páginas dos EUA protestaram contra as propostas, ficando fora do ar ou exibindo mensagens em suas páginas iniciais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário