domingo, 26 de dezembro de 2010

Asterios Polyp





Asterios Polyp é uma graphic novel que podemos sem medo chamar de uma obra prima dos quadrinhos, sem sombra de dúvida, faz valer o nome de "nona arte" empregada ao gênero. Foi escrita e desenhada por David Mazzuchelli e é o típico exemplo de que a sua tradução para outras línguas também necessitaria de um trabalho incrível de artistas e não somente de tradutores e diagramadores, já que toda a parte escrita dialoga intimamente com os desenhos tornando-os uma coisa só.



 
Percebemos todo o tratamento e cuidado que Mazzuchelli teve quadro-a-quadro. É interessante identificar o tratamento único que cada personagem recebe, como por exemplo, uma tipografia diferente, criada pelo autor para expressar o jeito de falar, interagir, sentir; o que nos faz imaginar e acompanhar o desenvolvimento das personalidades de cada um. Impressionante também são as páginas em que o autor mostra para o leitor que cada pessoa é diferente da outra, como se cada um representasse um estilo de arte diferente. São usados inúmeros recursos para conduzir a história e revelar cada vez mais sobre as personagens, a forma de como cada um se expressa.
 

A obra ainda não foi trazida para o Brasil, por isso, só encontramos para comprar (ou baixar) em inglês, mas fiquem tranquilos, pois o inglês é de fácil entendimento e as muitas gírias que aparecem são facilmente entendidas com auxílio dos desenhos (que já dizem muito por si).
 
 





Nenhum comentário:

Postar um comentário