quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Brasil possui 2,2 mil salas de cinema, sendo 258 delas em 3D



Números animadores são revelados e criam otimismo na indústria



O circuito exibidor brasileiro cresceu e chegou a 2.238 salas. Para efeito de raciocínio, em 1997 o Brasil tinha um pouco mais de mil salas. Apesar do número otimista, não custa lembrar que em 1975 existiam 3,5 mil sala no país. Devido a crise no mercado nos anos 80 e 90, muitos cinemas fecharam. Na América Norte já passam de 24.000 salas.



Porém, apenas 9% dos municípios brasileiros possuem salas de cinema. A distribuição dessas salas de projeção também é desigual: a maioria está concentrada na região Sudeste, segundo dados divulgados esta semana pelo Ministério da Cultura. Entre os Estados, o Rio de Janeiro lidera o ranking com o maior percentual de municípios com salas de cinema, com 41,3%, seguido de São Paulo, com 22,3%. Em termos absolutos, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais concentram o maior número de cinemas no país.




 
Segundo levantamento realizado pelo Banco de Dados Filme B, o Brasil conta hoje com 258 salas 3D – um crescimento de mais de 150% em relação a 2009, quando havia 97 salas preparadas para exibição no formato, e de mais de 1.000% em relação a 2008, quando havia apenas 20. O que significa dizer que, das 2.238 salas de cinema em atividade no país (excluindo salas de clubes, associações e centros culturais), cerca de 11% são salas 3D.



 
Embora a maior parte das salas digitais esteja localizada nas capitais – em especial São Paulo e Rio de Janeiro, que juntas detêm 32% do total -, o investimento no novo formato por exibidores de grande porte, como os líderes de mercado Cinemark, GSR e UCI, e também por grupos de médio e pequeno porte, vêm garantindo uma presença significativa das salas 3D nos municípios do interior do país. Empresas como Cinesystem, Araújo, Cinemais e Centerplex figuram entre as que mais vêm investindo nessa tecnologia.



 

Apesar da forte variação de bilheteria entre cada título lançado no formato, o investimento deixa claro que o mercado vem reagindo com otimismo aos números do 3D. No momento em que os lançamentos passam a disputar cada vez mais espaço no circuito digital, de olho nesses números, a expansão é uma excelente notícia: com praticamente todo o circuito de primeira linha equipado com uma sala 3D em cada complexo, o ciclo que se inicia agora aponta para a instalação de novos equipamentos nesses mesmos cinemas, o que permite que o circuito fique menos congestionado.



Veja a lista das 10 cidades com mais salas 3D:



1. São Paulo [48]

2. Rio de Janeiro [24]

3. Curitiba [12]

4. Belo Horizonte [8]

5. Salvador [8]

6. Fortaleza [7]

7. Porto Alegre [7]

8. Brasília [6]

9. Ribeirão Preto [6]

10. Manaus [5]



http://cinemacomrapadura.com.br/noticias/184244/brasil-possui-22-mil-salas-de-cinema-sendo-258-delas-em-3d/

Nenhum comentário:

Postar um comentário