O nova iorquino Gilberto Sanchez, 49 anos, foi sentenciado nesta segunda-feira (19) a um ano de confinamento em uma prisão federal dos Estados Unidos por piratear uma versão inacabada de “X-Men Origens: Wolverine” e jogá-la na internet em março de 2009, um mês antes do lançamento oficial do filme. As informações são do Deadline.

Sanchez teve acesso a uma cópia ainda a ser finalizada do filme o postou no site Megaupload. Embora o filme tenha sido retirado pela Fox, em apenas um dia o dano já estava feito e o longa havia se proliferado “como um incêndio descontrolado” pela internet, conforme consta no relatório de acusação exposto no tribunal.

Conhecido na internet pelo codinome “Skillz”, nome referenciado em diversos arquivos no formato torrent espalhados pela rede, Sanchez deve servir de exemplo para outros contraventores virtuais. Ao menos é assim que pensa a Justiça americana. O promotor André Bittone Jr. afirmou que “a sentença aplicada nesse caso pelo Departamento de Justiça envia uma forte mensagem de dissuasão aos aspirantes a piratas da internet”.

Além da pena de um ano de reclusão, a juiza Margaret M. Morrow, que classificou o crime como “extremamente sério“, ainda sentenciou Sanchez a mais um ano de liberdade supervisionada que inclui uma série de restrições em acesso ao computador por parte do réu.

O caso é resultado de uma investigação do FBI (Federal Bureau of Investigation).