Muitos fãs torceram o nariz quando descobriram que o grande vilão de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” era o grandalhão Bane. Após o estrondoso sucesso do icônico Coringa de Heath Ledger (“O Segredo de Brokeback Mountain”), foi especulado que Christopher Nolan (“A Origem“) escolheria um vilão tão popular e complexo quanto o de “Batman – O Cavaleiro das Trevas“. Nomes como os de Charada e Pinguim foram especulados e Mulher-Gato foi confirmada no filme com a escalação de Anne Hathaway (“Amor e Outras Drogas“). No entanto, Nolan bateu o pé firme e disse que o desafio de Bruce Wayne no novo filme é Bane, interpretado por Tom Hardy (“A Origem“). Agora, o cineasta veio a público, em entrevista ao LA Times,  e explicou os motivos que o levaram a escolher o vilão de ”Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge“. Atenção, a notícia contém spoilers!!!

Não conhecia o personagem muito bem. David Goyer (roteirista de ‘Batman Begins’ e criador do plot do terceiro filme da franquia) que me trouxe um volumoso material de pesquisa sobre o Bane. Só conhecia o personagem pelo nome, não tinha familiaridade com seu passado. É um personagem muito interessante.”, começa Nolan.

Com Bane, o elemento essencial é o físico. Nós trouxemos ele porque queríamos algo completamente diferente do filme anterior. O Coringa era essa imagem do caos, da anarquia e do senso de humor macabro. Já Bane, é um vilão essencialmente físico, o clássico monstro do cinema, mas com uma mente fabulosa. Além disso tivemos Tom (Hardy) pra interpretá-lo e ele sabe como conduzir os gestos e cada aspecto deste personagem. Acho que as pessoas vão gostar do que fizemos com ele“, completou o diretor.

Nolan também falou sobre os motivos que o levaram a inserir os eventos de “Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” oito anos após os acontecimentos do filme de 2008:

Fará mais sentido para as pessoas quando elas assistirem ao filme, mas não é um grande mistério. O que vimos no desfecho de ‘O Cavaleiro das Trevas’ foi Batman e Comissário Gordon assumindo um grande sacrifício e compromisso. Este sacrifício terá que ter valido a pena para Gotham e para mostrar isso somente o tempo. O tempo necessário para estabilizar as coisas e mostrá-la para o público.”.

Outra pergunta levantada durante a entrevista dizia respeito à sensação do cineasta no desfecho da franquia que ajudou a reerguer, em 2005, com “Batman Begins”:

Tento não ser emocional no set, acho que não é produtivo em meu trabalho. Mas não tem como não sentir um nó na garganta ao constatar que é a última vez que estarei à frente desse universo. É emocionante se despedir do Alfred, Comissário Gordon e do Batman, além dos novos personagens que chegam nesse terceiro filme, como o da Anne (Hathaway), por exemplo. Foi emocionante filmar o último filme da franquia.

“Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge” terá Chistian Bale (“O Vencedor”), Michael Caine (“Harry Brown”), Gary Oldman (“A Garota da Capa Vermelha”) e Morgan Freeman (“Invictus”) de volta a seus antigos papéis.  O longa ainda trará Anne Hathaway (“Amor e Outras Drogas”), Marion Cotillard (“Contágio”), Joseph Gordn-Levitt (“(500) Dias com Ela”) e Juno Temple (“Ano Um”).
O filme tem estreia prevista para 20 de julho de 2012, nos EUA, e 27 de julho do mesmo ano, no Brasil.