segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pearl Jam supera expectativas em Curitiba com show mais longo da turnê brasileira

10/11/2011 12h59 Filipe Boni
"A noite está linda e eu acho que esta noite nós vamos cuidar bem de vocês", declarou o vocalista Eddie Vedder, em uma tentativa de se comunicar em português com a plateia, após a introdução das músicas iniciais do set do Pearl Jam. Esse clima intimista foi o tom da quarta apresentação do grupo no Brasil, que ocorreu nesta quarta-feira (9/11/2011), em Curitiba.

Com o maior setlist da turnê brasileira até agora - 32 músicas, duas acima do último show, no Rio de Janeiro – o Pearl Jam supriu as expectativas dos pagantes com um espetáculo de pouco mais de duas horas e superou o revés de se apresentar em um local desconhecido no formato musical até para os próprios curitibanos: a Vila Capanema.

Após a desativação da Pedreira Paulo Leminski - espaço peculiar e carismático que já foi palco do show da própria banda em 2005 - Curitiba ainda sofre para encontrar um local à altura para receber shows de grande porte. Ao mesmo tempo em que manobras políticas como 'A Pedreira é Nossa' tentam por anos reaver o espaço, a demanda precisa ser suprida, muitas vezes por locais sem a mesma estrutura. Neste caso, a escolha tornou-se bem interessante, já que o estádio fica em local central e de fácil acesso. Se, por um lado, peca na implantação e arquitetura - localizado entre viadutos e cheio de partes inacabadas – por outro, apresenta uma produção cuidadosa com a qualidade de som e com bem estar de seu público, sinalizando os acessos nas proximidades e inserindo forração de placas plásticas no gramado. Além de claro, a venda de cerveja a preços nem tão abusivos.

A abertura ficou novamente a cargo da banda X, quarteto californiano de punk rock da turma de 77, que apesar de influente, nunca atingiu o grande público. Demonstrando precisão e um ótimo dueto vocal do baixista John Doe e de Exene Cervenka – incomum para o estilo - o grupo casou muito bem com o clima do evento, impressionou o público e os arrebatou principalmente no final, quando o próprio host Eddie Vedder juntou-se a eles em Devil Doll.

Logicamente, esta boa surpresa acabou por outro lado diminuindo um pouco do impacto da entrada da banda principal, o que seria um problema, caso o clima já não fosse de 'jogo ganho'. Esta expectativa tornou-se realidade já na execução das primeiras faixas, iniciando com Go, do álbum Vs., que teve grande destaque no início do set, juntamente com Animal, Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town e Dissident.

Com o setlist calcado no ótimo documentário Pearl Jam Twenty e pensado para um público com poucas oportunidades de ver a banda ao vivo, o grupo mantém um set conciso e ainda consegue criar particularidades para cada show - como a adição de Arms Aloft, cover de Joe Strummer & The Mescaleros - banda do vocalista do The Clash - e Baba O’Riley, cover já tradicional do The Who – sem criar momentos 'disco novo que ninguém quer ouvir'.

Impressionante também é a capacidade do Pearl Jam em agregar públicos distintos. Isso se deve não só a excelentes músicos, mas ao carisma de Eddie Vedder, uma espécie de Constantine capaz de transitar infernos dos mais variados com tranquilidade: desde o do nerd de TI, à priminha da academia e o headbanger suburbano.

Se a partir do primeiro bis o set torna-se mais introspectivo com a adição de Just Breathe e Off He Goes – que, juntamente com Red Mosquito, marcaram presença do álbum No Code e mais um diferencial da apresentação – o posterior combo de músicas do famigerado Ten incendiou o público, principalmente o tipo que desconhece toda a discografia da banda. Todas essas músicas foram tocadas em versões extendidas com clima de jam entre amigos e solos sempre inspiradíssimos de Mike McCready. Mesmo após 20 anos de carreira, é de impressionar a empolgação que os músicos ainda demonstram ao tocar essas músicas.

O encerramento da etapa brasileira da turnê comemorativa do Pearl Jam ocorre em Porto Alegre (11/11/11) e segue para Buenos Aires, na Argentina. Após a finalização da agenda, a banda retorna ao estúdio para finalizar o novo disco, previsto para início de 2012.


Setlist Pearl Jam

01- Go
02 - Arms Aloft (Joe Strummer & The Mescaleros cover)
03 - Animal
04 - Olé
05 - Why Go
06 - Elderly Woman Behind the Counter in a Small Town
07 - Corduroy
08 - Given To Fly
09 - Dissident
10 - The Fixer
11 - Even Flow
12 - In Hiding
13 - Setting Forth (Eddie Vedder song)
14 - Not For You
15 - Red Mosquito
16 - Got Some
17 - World Wide Suicide
18 - Porch

Bis 1:
19 - Just Breathe
20 - Off He Goes
21 - Unthought Known
22 - Breath
23 - Supersonic
24 - Black
25 - Jeremy

Bis 2:
26 - Better Man
27 - Leaving Here (Holland-Dozier-Holland cover)
28 - Footsteps
29 - Once
30 - Alive
31 - Baba O'Riley (The Who cover)
32 - Yellow Ledbetter

Nenhum comentário:

Postar um comentário