Mais um ano de séries se passou. Para fazer um balanço das produções televisivas decidimos fazer um Top 10 das melhores séries de 2011. Elas serão apresentadas em ordem decrescente até chegar naquela que mais se destacou este ano.

Menção Honrosa: Antes de dar prosseguimento ao nosso Top 10 vamos começar fazendo uma menção honrosa a uma série que por pouco não está na lista: “The Office”. A produção andou dando uma cambaleada nos últimos anos mas voltou com força total na despedida de Steve Carell. Com episódios engraçados e ao mesmo tempo emocionantes, pudemos nos despedir de uma dos personagens mais engraçados da comédia recente da TV. É uma pena que a série saiu dos trilhos novamente depois da saída de Carell e não é sombra daquilo que ela foi um dia.


10º – Modern Family
Concordo que a primeira temporada ainda foi superior, mas mesmo assim o final do segundo ano e o início do terceiro foram sensacionais. E mesmo em uma temporada um pouco irregular os personagens se sobressaem. Isso se dá pela qualidade do elenco, que chegou a ser todo indicado para o último Emmy. A série se consagra como uma das melhores da atualidade.


9º – Game of Thrones
O inverno chegou na telinha em 2011 e trouxe mais uma grande adaptação literária para a HBO. “Game of Thrones” mostrou uma qualidade técnica irreparável e, mesmo com alguns problemas de ritmo no meio da temporada, a série ganhou fôlego no final e já gera grandes expectativas para o seu segundo ano.  A produção também mostrou ao mundo o grande talento de Peter Dinklage, algo que já podia ser conferido em “O Agente da Estação”. Que venha o ano dois!


8º – The Good Wife
Essa é uma das séries mais constantes da televisão. É impressionante como “The Good Wife” não oscila, mesmo em uma temporada de 23 episódios! A produção também se ampara em seu ótimo elenco, com destaques para Alan Cumming, Archie Panjabi e especialmente Julianna Margulies.

7º – Boss
Esta série foi uma das gratas surpresas dessa última fall season. “Boss” possui um piloto espetacular, depois diminui um pouco o ritmo de sua narrativa para desenvolver bem seus personagens, e termina de forma arrebatadora, expondo toda a crueldade de seu protagonista, interpretado pelo sensacional Kelsey Grammer. Estávamos carentes de uma boa série política e “Boss” chegou para ocupar esse espaço.


6º – Community
A série começou de forma despretensiosa, conquistou muitos fãs, chegou aos seu ápice criativo (ou será que ainda tem mais?) e pode ser cancelada ao final do seu terceiro ano. Essa é a trajetória meteórica de “Community”. Em 2011 vimos a série entregar seus melhores episódios, conseguir tiradas geniais e ainda sambar na cara de séries como “Glee” e “Cougar Town”. Na minha opinião, ela divide o posto de melhor comédia do ano ao lado de…


5º – Louie
Mas Louie tem um diferencial em relação a outras comédias: ela sabe equilibrar o lado cômico com excelentes pitadas de drama. Se em um momento estamos morrendo de rir com as piadas de Louie, em outro somos extremamente sensibilizados por seus problemas cotidianos e os personagens que cruzam seu caminho. Outro grande trunfo da série é a ótima atuação de Louis C.K. Considero o segundo ano de Louie absolutamente perfeito, com roteiros impecáveis e ótima direção.


4º – Sons of Anarchy
Quando vi a cena final do quarto ano de “Sons of Anarchy” lembrei imediatamente da cena final da obra máxima do cinema, “O Poderoso Chefão”. Guardadas as proporções, vemos a próxima geração tomando conta da “família”, ao som de uma bela trilha sonora, sendo contemplada por seus “capangas”. A trama foi construída de forma muito competente para chegarmos ao embate final e mesmo assim ainda não tivemos um desfecho. Foi competente sem ser apelativo. Essa 4ª temporada foi a melhor e já deixa uma ponta de ansiedade pelo quinto ano!


3º – Boardwalk Empire
Mais uma vez respaldado pelo apuro técnico e visual que as séries da HBO têm, “Boardwalk Empire” entregou mais um ano primoroso e ainda que não tenha sido tão bom como na 1ª temporada, terminou de forma avassaladora. Todos os elementos narrativos levavam a série para esse desfecho, mas confesso que até o último segundo eu ainda duvidava que aconteceria. Mais uma vez tivemos uma grande atuação de Steve Buscemi e todo o elenco da série. Aquele universo do calçadão cresceu, assim como os personagens. Vamos ver pra onde vai o destino de Nucky e companhia.


2º – Homeland
Outra ótima surpresa foi mais uma estreia do fall season. “Homeland” conseguiu imprimir um ótimo ritmo ao longo de 12 episódios. Apesar da narrativa “lenta”, não deixou de ter tensão em um episodio sequer. Poderíamos dizer que a série é uma versão adulta de “24 Horas”, explorando mais profundamente os temas apresentados na ótima série de Jack Bauer. Mesmo com atitudes para lá de condenáveis, entendemos um pouco mais a motivação dos terroristas e vemos que nem sempre tudo se resume ao vilão ou ao mocinho, mas incluem também inocentes e bandidos em todos os lados. Outro grande trunfo está nas atuações de Claire Daines e principalmente Damian Lewis, que consegue compor o Sgt. Brody como uma pessoa perturbada e extremamente dividida por suas emoções e princípios. Nunca conseguimos saber o que passa por sua cabeça e, por consequência, quais atitudes o personagem irá tomar. Por pouco “Homeland” não fica no topo.


1º – Breaking Bad
Se “Homeland” bateu na trave foi por causa do ano perfeito de “Breaking Bad”. O maior trunfo dessa 4ª temporada foi a construção de seu arco dramático, que levou seus personagens ao limite físico e mental. Todos os elementos narrativos não foram jogados à toa, mas com a intenção de construir um dos finales mais tensos que me lembro de ter assistido. Ao mesmo tempo, a série nos deixa atordoados com o que pode acontecer no seu quinto ano. Por fim não posso deixar de destacar a atuação primorosa de Bryan Cranston e principalmente Aaron Paul, que fez de Jesse um personagem complexo, torturado por suas ações que iam de encontro à lealdade que tem por Walter. Se pudermos resumir o ano de “Breaking Bad” em uma palavra, seria perfeição.


Vocês concordam com a lista ou colocariam outra série? Mudariam alguma de posição?