Primeiro álbum póstumo- e segundo o produtor Salaam Remi o último, devido a falta de material- dessa cantora que foi provavelmente a maior artista do século 21, respeitada e admirada por músicos dos mais diferentes gêneros, cujo estilo de vida “Live fast, die Young” levou a sua inevitável morte em 23 de Julho desse ano, aos amaldiçoados 27 anos.

Quando ouvi falar desse álbum póstumo, devo admitir que tinha minhas reservas. Primeiro porque achei cedo demais, não fez nem um ano desde que ela nos deixou! E segundo porque tinha medo que seguissem o exemplo de 2Pac: lançando mais cd’s póstumos do que em vida, com músicas mal acabadas que naturalmente abusam de parcerias para compensar a falta dos vocais do artista em si.

Mas devo dizer que depois de ouvi-lo do inicio ao fim eu me surpreendi. O álbum tem o mesmo nível dos dois álbuns de estúdio da Amy- Frank (2003) e Back To Black (2006)-, toda aquela pegada soul retrô levada pela sua banda composta só de feras, e a bela voz da cantora que parece por sua alma em cada canção. O que chama mais atenção é o cover de “The Girl From Ipanema”; as versões alternativas de canções já gravadas nos trabalhos anteriores, “Wake Up Alone”- meio bossa-, e “Valerie”- mais calminha-; e as ilustres parcerias de Tony Bennet em “Body and Soul” e do rapper Nas em “Like Smoke”.

Enfim é um grande registro dessa cantora que assim como Kurt Cobain, 2Pac e outros causou um impacto na música não por ter criado um novo estilo, mas por conseguir beber de uma fonte antiga e traze-la para os tempos modernos, e mais: cantar sobre sua vida e conseguir cativar e convencer o público de que aquilo é real, coisa que é cada vez mais raro em uma época de grandes hits com pouco conteúdo e verdade. R.I.P. Amy Winehouse!


01. Our Day Will Come
02. Between The Cheats
03. Tears Dry
04. Will You Still Love Me Tomorrow?
05. Like Smoke (feat. Nas)
06. Valerie
07. The Girl From Ipanema
08. Half Time
09. Wake Up Alone
10. Best Friends, Right?
11. Body and Soul (feat. Tony Bennett)
12. A Song For You

ATENÇÃO: O Rock Trinta não irá disponibilizar links para download de álbuns.