segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Séries/TV: A genialidade de Community e porque ela não deve ser cancelada

Ela não volta em janeiro com as demais séries após a pausa de final de ano. Será o ultimo ano de uma das melhores comédias da atualidade?



Há dois anos comecei a prestar atenção numa série da qual tinha ouvido falar muito bem. Uma produção com personagens engraçados, piadas criativas e muitas, mas muitas referências à cultura pop. A cada episódio que passava fui achando Community cada vez mais criativa, trazendo citações de clássicos do cinema e da TV. Até que chegamos no ápice da 1ª temporada, com o famoso episódio de paintball “Modern Warfare”. Foi o suficiente para a série se tornar uma das minhas favoritas, daquelas pra esperar a semana ansioso por um episódio inédito, além de ser obrigatória pra quem gosta de cinema e TV.


 

Na sequência chegamos ao segundo ano, e a qualidade dos episódios foi aumentando. A impressão que me deu é que, ao ser ignorada pelos prêmios especializados, a série passou a zoar mais ainda, fazendo referências das referências. A série subiu tanto de nível que se tornou a minha comédia favorita em TV aberta dos EUA, tomando o posto de “Modern Family”. Community chegou ao absurdo da criatividade ao fazer um episódio de natal em stop-motion. Mas eis que a produção chegou ao seu ápice até então. Com o episódio “Advanced Dungeons & Dragons” Community alcançou um novo patamar (como esquecer Chang todo pintado?). Aqui eu vi como o criador, Dan Harmon, é um gênio!

A produção ainda fechou o ano com chave de ouro, fazendo novamente um episódio de paintball.  Dessa vez o episódio foi duplo e contou com a participação de Josh Holloway (o Sawyer de “Lost”) e brincou com vários gêneros, como o Western Spaghetti e os filmes de Robert Rodriguez. Também não posso deixar de lembrar o episódio “Critical Film Studies”, que foi divulgado como sendo uma homenagem à “Pulp Fiction”, mas quando fomos ver, acabou sendo uma referência ao filme “My Dinner with Andre”. Essa foi a trollagem da trollagem.

Perigo de cancelamento

Apesar de, em apenas dois anos, Community já ser uma pequena obra prima, o fato é que a série nunca teve uma audiência muito alta, mesmo tendo uma base de fãs fervorosos (inclusive eu). Na semana passada o canal americano NBC divulgou seu calendário para o Mid Season 2012, período que compreende os meses de Janeiro a Abril e que apresenta algumas séries novas, além do retorno de séries que entraram em hiato nesse final de ano. O problema foi a ausência de Community nesse retorno, e portanto a partir do início do ano, a série está fora da programação do canal e sem uma data confirmada para voltar.


O primeiro sentimento é o de raiva, já que ao mesmo tempo que vemos a interrupção de Community constatamos que séries medíocres como “Up All Night” e “Whitney” continuarão no ar. E depois passamos à preocupação, já que apesar de não ter o cancelamento dado como certo, o fato é que a série corre sério risco de não passar desta 3ª temporada. E a movimentação dos fãs já começou com diversos apelos. No Twitter a campanha #SaveCommunity está com toda força. Não podemos deixar que a série seja cancelada.

O mais recente sopro de genialidade
Recentemente foram divulgados easter eggs de Community pelas redes sociais e sites e blogs especializados. Essas pérolas servem para ilustrar toda a genialidade da série. No primeiro vídeo, que se passa durante o episódio “Cooperative Calligraphy”, da 2ª temporada, a trama aborda o sumiço de uma caneta. Vejam que o roubo é mostrado numa fração de segundo, mas ninguém nota. O autor do crime é o macaco Annie’s Boobs:
O segundo é ainda mais interessante. Nesse episódio notamos a ausência de Abed em boa parte da trama, até que no final Shirley pergunta o que ele estava fazendo, ao que ele responde que nada demais. Sabe o que ele fazia? Um parto! Confira no plano de fundo das cenas. Começa com ele conversando com uma mulher grávida e daí vai evoluindo. Só um detalhe. Esse episódio foi exibido exatamente 9 meses após o episódio das camisinhas furadas! (dica do Ligado em Série)

E por fim o mais impressionante de todos e que comprova a genialidade de Dan Harmon, numa piada que durou TRÊS anos! Em seus três primeiros anos, a palavra Beetlejuice foi dita, uma vez por temporada. E quem já viu o filme “Os Fantasmas se Divertem”, de Tim Burton, sabe que ao falar três vezes o nome Beetlejuice, aparece o fantasma interpretado por Michael Keaton. Pois adivinhem quem aparece atrás da Annie quando esta pronuncia o nome pela terceira vez? A dica foi do site Pink Vader.

Um comentário:

  1. Sem dúvida essa série é a melhor, os personagens são maravilhosos, as piadas não são forçadas e a genialidade de cada episódio é simplesmente incrível. Community merece mais do que 6 temporadas e um filme.

    ResponderExcluir