sábado, 12 de fevereiro de 2011

Festival de Berlim começa hoje com os irmãos Coen





"Bravura Indômita" é o destaque do primeiro dia da mostra de cinema



Filmes produzidos pela Alemanha são maioria na competição; "Tropa de Elite 2" será exibido em mostra paralela



ANA PAULA SOUSA

ENVIADA ESPECIAL A BERLIM



Quando, na noite de hoje, sob previstos 4C de temperatura, a Berlinale for oficialmente aberta, o tapete vermelho receberá pisadas hollywoodianas.

O filme escolhido para a sessão de gala, "Bravura Indômita" -que estreia amanhã no Brasil  traz à capital alemã não só a Hollywood de hoje, simbolizada pelo que tem de melhor -os irmãos Joel e Ethan Coen-, mas também a velha Hollywood, aquela que John Wayne atravessava a cavalo.

O Festival de Berlim, que vai até o próximo dia 21, parece cumprir assim a política de boa vizinhança com os grandes estúdios para, a partir de amanhã, dedicar-se à sua vocação ao longo dos anos: o cinema que ainda se crê arte, mesmo quando se propõe a entreter.

Não por acaso, o festival exibirá experimentos em 3D, o novo eldorado da indústria, feitos por grifes do cinema de autor.

Werner Herzog traz o documentário "Caverna dos Sonhos Esquecidos", projetado em Toronto, no ano passado, e Wim Wenders apresenta "Pina", um tributo à lenda da dança moderna, Pina Bausch (1940-2009).

Para a competição foi selecionado o animador francês Michel Ocelot, de "Príncipes e Princesas", que tranpôs para a terceira dimensão o universo do conto de fadas em "Fábulas da Noite".



URSO DE OURO

A mostra competitiva, a principal da Berlinale, trará 22 títulos, 16 dos quais concorrerão ao Urso de Ouro a ser outorgado pelo júri presidido pela atriz Isabella Rossellini.

Entre os títulos em competição, metade tem a Alemanha como produtora ou coprodutora, caso de "O Cavalo de Turim", dirigido pelo húngaro Béla Tarr, e do filme do russo Alexander Mindadze.

"Coriolanus", o único britânico no páreo, é também um dos mais estrelados.

Versão moderna da tragédia de William Shakespeare (1564-1616), o filme marca a estreia do ator Ralph Fiennes na direção. No elenco, além de Fiennes, estão Gerard Butler e Vanessa Redgrave.

Outra produção que também tem o elenco como chamariz é "Margin Call" (o chamado de Margin).

Estrelado por Kevin Spacey, Demi Moore e Jeremy Irons, o longa-metragem de estreia de JC Chandor é um thriller passado num banco durante os primeiros dias da crise financeira mundial que teve início em fins de 2008.

A América Latina tem dois únicos representantes: a mexicana Paula Markovitch, com "O Prêmio", e o argentino Rodrigo Moreno, com "Um Mundo Misterioso".

Ao Brasil couberam apenas as mostras paralelas. "Tropa de Elite 2", de José Padilha, será exibido na Panorama, "Os Residentes", de Tiago Mata Machado, na mostra Forum, dedicada a filmes experimentais, e "Ensolarado", de Ricardo Targino, na mostra Geração.



FONTE:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1002201109.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário