domingo, 6 de fevereiro de 2011

RESENHA CRÍTICA DO FILME "DE TANTO BATER, MEU CORAÇÃO PAROU"



A DIFÍCIL DANÇA DA VIDA



Até que pontos, nossas atitudes influenciarão no ciclo de nossas vidas? Qual o peso das nossas atitudes?





CRÍTICA: Qual o peso das nossas escolhas? Estranho começar a critica de um filme com uma pergunta, apenas digo que as nossas escolhas são fundamentais para selarem o nosso destino e os caminhos que nos traçaremos com o tempo.



 
Thomas (Romain Duris) é um homem de 28 anos que curte a vida de forma propicia a homens da sua idade, bebidas, cigarros, noitadas, mulheres e traições fazem parte do seu currículo, violência gratuita em prol de seu trabalho também está presentes no dia – a – dia do seu trabalho. Contudo, com os giros que a vida nos fornece, uma determinada noite, Thomas se vê frente à oportunidade de mudança ao encontrar um amigo de sua falecida mãe, homem que sempre se interessou pelo talento nato de Thomas pela musica e pelo piano, talento que preferiu esquecer após a morte da mãe se unindo ao ramo imobiliário, profissão de seu Pai.



 
Os papeis aqui se confundem e dividem, pois vemos um pai não muito idoso, porém debilitado pela bebida e cigarro que tenta reconstruir a sua vida, sempre buscando o consentimento do filho para tudo, desde as mulheres com quem dorme, até auxilio para cobrar os inquilinos que o agridem verbalmente e fisicamente.



 
Thomas por sua vez é um dos três sócios de uma grande imobiliária, suas tarefas diárias vão além de cobrar alugueis e visitar e locar imóveis, sua rotina inclui despejo de inquilinos, cobranças físicas de alugueis em atraso, depredação de área privada, entre outras coisas sujas, escondidas no meio imobiliário.



 
Quando a oportunidade da audiência se faz presente em sua vida, Thomas sofre um choque e mesmo sem o apoio do pai ou de seus sócios, parte para aulas particulares de piano com uma chinesa que acabará de chegar á França, o trabalho que se tem pela frente é árduo, pois ambos os mundos que fazem parte da vida de Thomas se colidem inúmeras vezes, despertando assim intrigas entre os sócios. As irritações de Thomas são constantes, sua vida está preste a mudar, ele mesmo muda, começa a olhar o mundo de outra forma, ele permite com muita resistência que a musica lápide à personalidade que o mundo gerou e nele e dessa forma começamos a ver Thomas de uma forma guerreira, pois em diversos momentos luta consigo mesmo para se achar no meio de toda a bagunça e caos que sua vida se tornou, frente a todas as suas decisões do passado.



 
A relação que a musica abre entre ele e sua orientadora é muito interessante, pois deixa claro que mesmo sem falarmos a mesma língua, a musica é uma linguagem universal, pois retrata sentimentos, frustrações, garra, determinação, dor e sofrimento, de uma forma mais intensa do que se fosse pronunciado com simples palavras.



 
De Tanto Bater, Meu Coração Parou é um filme que retrata que nem sempre a mudança é algo fácil de ocorrer e que nossas atitudes nos influenciarão do começo ao fim dessa longa jornada. Não é um filme de lágrimas, nem de muitas palavras em uma critica, porém, diferente do que o filme promove a vida de Thomas, não é tão harmoniosa como as musicas de J.S.Bach.



Ficha Técnica

Título Original: De Battre Mon Coeur S'Est Arrêté

Gênero: Drama

Duração: 108 min.

Ano: França - 2005

Distribuidoras: Wellspring Media/Videofilmes

Direção: Jacques Audiard

Roteiro: Jacques Audiard e Tonino Belacquista, baseado em roteiro de James Toback




FONTE:


Nenhum comentário:

Postar um comentário